tumblr site counter

Hip Hop



Mais que um ritmo musical o hip hop designa toda uma cultura de rua que envolve valores, comportamento, música, dança e diversas formas de arte.

 

Tendo tido sua gênese em Nova Iorque, dentro das comunidades afro-americanas, jamaicanas e latinas durante a década de 1970, hoje é uma cultura que está difundida pelo mundo.

 

A palavra hip hop vem da gíria afro-americana, hip quer dizer o que está acontecendo e hop designa um movimento de dança. Quando surge o termo era considerado pelos próprios adeptos dessa cultura como pejorativo, no entanto ele acabou sendo a forma que se consagrou.

 

Seu surgimento está relacionado à música, com os Djs e inovações na forma de “tocar” os discos com manipulação e mudanças do seu andamento normal. Logo em seguida surge o RAP, que vem do inglês Rythm an Poetry (ritmo e poesia) e se consagra como o estilo musical das ruas e desse grupo de pessoas ligadas ao hip hop.

 

Para combinar com os estilos musicais dentro do movimento hip hop também são criadas danças específicas, principalmente o break, que inspirou diversas formas de dança de rua.

 

É comum associar-se o negro norte americano da década de 1970 à uma figura que carrega um grande rádio quadrado no ombro e o coloca no chão de uma praça ou mesmo no meio da rua onde diversas pessoas começam a dançar apostando em movimentos inusitados, muitos movimentos de solo e “batalhas de dança” onde um dançarino desafia ou outro a fazer movimentos mais complexos.

 

Outro pilar da cultura hip hop é o grafite, uma importante forma de arte gráfica que, apesar de ser muito mais antiga que o hip hop (tendo sido encontrados vestígios de grafites desde o Império Romano) foi através da cultura hip hop que ele ganhou o status de arte que tem hoje em dia, ganhando a cada dia mais espaço na nossa sociedade.

 

 

No Brasil o movimento hip hop é muito grande, tendo nascido principalmente do encontros de Mcs em São Paulo e se espalhado para diversos outros locais.

 

Encontrou esse espaço no país porque, através do rap, diversos jovens puderam cantar os problemas da sua dura realidade nas periferias e favelas.

 

Hoje em dia o hip hop é uma das mais importantes manifestações culturais contemporâneas, influenciando a cultura como um todo, seja musicalmente, esteticamente e mesmo politicamente.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »