tumblr site counter

Happening



O happening é uma forma moderna de expressão artística que se destaca pela imprevisibilidade. Sendo um ramo das artes visuais que incorpora características das artes cênicas, o happening foi assim nomeado pela primeira vez em 1959 por Allan Kaprow, com o intuito de tirar as artes das telas e trazerem elas para a vida, para tomarem contato com as pessoas reais em seu cotidiano.

 

Sem ter falas ou um roteiro, o importante é a singularidade de cada apresentação e o impacto que elas podem trazer para a vida daqueles que vão participar e assistir, sendo que muitas vezes esses conceitos são confundidos, quem é o artista e quem é o espectador, sendo ambos partes constitutivas da apresentação.

 

Happening x performance

 

Muitos confundem o happening com a performance, no entanto há uma diferença significativa entre ambos. Ambos são formas de manifestações artísticas diferenciadas, mas no happening a interação do público faz parte da apresentação, sendo necessária para seu desenvolvimento.

 

Conceito

 

Para o happening acontecer é primordial a interação com o público, a partir da qual os eventos são desencadeados, por ser fruto da ação espontânea não pode ser reproduzido.

 

É considerado uma forma de arte total, na qual as diferentes expressões artísticas se encontram e se misturam, trazendo a arte para o concreto e cotidiano, para a realidade e interação.

 

 

Artistas

 

Um dos nomes mais importante dessa forma de expressão artística é Allan Kaprow, que inicia e conceitua o happening. No entanto o primeiro happening documentado foi feito por Cage em um colégio. Esse primeiro foi a inspiração para a obra de Kaprow: “18 happenings in 6 parts”.

 

Nos Estados Unidos os nomes mais importantes do happening são: Jim Dine, Claes Oldenburg, Rauschenberg e Roy Lichtenstein.

 

O movimento Fluxus, criado pelo artista Georges Maciunas também foi fundamental para o desenvolvimento do happening pois eles fizeram diversas manifestações artísticas pela Europa na década de 1960 além de terem influenciado a ampliação dessas novas formas de expressão.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 8.4/10 (14 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 3 votos)

Happening, 8.4 out of 10 based on 14 ratings



Deixe Seu Comentário »