tumblr site counter

Grafite (Grafitti)



Importante e inovadora forma de expressão artística, o grafite tem conquistado muitos admiradores e ampliado seu território para além da marginalidade e para dentro das grandes galerias de arte.

 

A tradição de serem feitas inscrições em lugares não usuais como paredes e muros não é fruto da modernidade, ela já existia desde o Império Romano. No entanto, o grafite na atualidade conquistou ares de arte propriamente dita.

 

Ocupando seu espaço pelas ruas, aquilo que antes era visto como contravenção evoluiu e ganha cada vez mais espaço. Essa forma de street art (ou arte urbana, em português), tem uma profunda ligação com os movimentos de rua como o hip hop e carrega em si um conjunto de signos comuns.

 

Grafite x pichação

 

Para os artistas e admiradores do grafite há uma grande diferenciação entre o grafite e a pichação, ainda que para muitos eles sejam considerados equivalentes formas de depreciação do patrimônio público ou privado.

 

No entanto, não é preciso ser um grande entendedor de arte para ver que existe uma grande diferença de elaboração entre a pichação e o grafite. Enquanto o grafite trabalha transformando espaços em grandes telas onde são construídos desenhos completos e alto grau de expressividade.

 

Já o papel da pichação é mais controverso, sendo na maioria da vezes composta de palavras, nomes e expressões de identidade de determinados grupos sociais, sempre é discutido o seu papel. Sendo, como todas as formas de expressão, legítima, ela ainda é muito mal vista pela maioria da população.

 

 

Ainda assim, durante diversos momentos da história a pichação teve um papel revolucionário como em maio de 1968 em Paris quando os estudantes e trabalhadores tomaram as ruas num dos mais importantes levantes populares da história.

 

Suas pichações são conhecidas até hoje por todos aqueles que lutam por uma sociedade diferente e são muito reproduzidas em homenagem a eles.

 

É sabido, ainda, que muitos grafiteiros começaram como pichadores e foram mudando sua forma de expressão e se desenvolvendo como artistas, alcançando grande sucesso e admiração como artista.

 

Grafite na atualidade

 

Hoje em dia pelo mundo a fora existem galerias que expõe obras de grafiteiros, colecionadores especializados nesse tipo de arte e um mercado promissor para diversos novos talentos que vem surgindo.

 

No Brasil existe um grande celeiro de grafiteiros talentosos, principalmente na cidade de São Paulo, que exportam artistas e obras para o mundo todo.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 5.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

Grafite (Grafitti), 5.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »