tumblr site counter

Gaviões da Fiel



Chamada de Grêmio Gaviões da Fiel da Torcida é ao mesmo tempo uma escola de samba e uma torcida organizada do time de futebol Sport Clube Corinthians Paulista. Como torcida foi fundada em 1969, sendo que 1975 organizou-se como bloco carnavalesco e participou do desfile de blocos na Avenida São João, sendo vencedora já em 1976.

 

História da escola de samba

 

A torcida da gaviões sempre esteve envolvida com os desfiles de carnaval, sendo que no início era uma ala de outra escola de samba, a Vai-vai. Seu primeiro desfile como escola de samba aconteceu em 1989, no entanto já estava se organizando como bloco carnavalesco desde 1974 quando é inaugurada sua sede e desfilou a primeira vez em 1975.

 

Desde o seu início fez muito sucesso como bloco de carnaval tendo vencido doze das treze disputas da qual participou. Depois disso foi elevada à categoria de escola de samba iniciando sua jornada pelo grupo 1 (atual grupo de acesso).

 

Em 1995 a escola chegou ao seu primeiro campeonato no grupo especial, com o samba enredo: “Coisa boa é pra sempre”.

 

Em 2006 com a presença de duas escolas de samba ligadas à torcidas organizadas, a Gaviões da Fiel e a Mancha Verde (rivais absolutas no futebol) a organização do desfile decidiu que iria separar as escolas advindas de agremiações esportivas das demais escolas, criando o “Grupo Especial da Escolas de Samba Desportivas”, grande parte com medo de que houvessem embates entre as escolas em função da rivalidade no futebol e isso pudesse causar problemas no espetáculo carnavalesco.

 

No entanto, a Gaviões entrou com uma liminar exigindo a participação no desfile normal do grupo especial com as outras escolas que não eram associadas à clubes de desportos. No entanto seu desempenho deste ano teve diversos problemas e a escola foi rebaixada, quase abandonando de vez os desfiles.

 

 

No ano seguinte mudou de ideia e voltou a desfilar, sendo campeã do grupo de acesso novamente e voltando ao grupo especial.

 

Em 2008 foi extinto,por fim, o Grupo Especial das Escolas Desportivas, permitindo-se assim a participação das escolas no grupo especial. Aos poucos a escola recupera-se dos altos e baixos e reconquista seu espaço juntamente com as outras grandes escolas de samba paulistas.

 

Entre vitórias e derrotas a escola conseguiu uma grande visibilidade no cenário carnavalesco nacional por estar associada a uma torcida organizada de um time de tão grande porte e por isso sempre atrai novos admiradores, passistas e torcedores, principalmente entre os torcedores do Corinthians, e por isso conseguiu crescer tanto ao longo dos anos.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »