tumblr site counter

Fuxico (Artesanato)



O fuxico é uma técnica empregada no artesanato com tecidos na qual um tecido redondo tem suas bordas costuradas de forma a ficarem franzidas e se fecharem em si mesmas.

 

Para fazer fuxico só é necessário retalhos de tecido, linha e agulha e a partir das peças de fuxico é possível desenvolver diferentes tipos de artesanato, roupas, acessórios, enfeites e ornamentos.

 

História do fuxico

 

Não se sabe quando e nem onde com exatidão os fuxicos começaram a ser confeccionados. Mas o nome que ele recebe no Brasil advêm do fato que no início haviam grupos de mulheres que se uniam para confeccionar diversos tipos de artesanato com essas peças. Como ao mesmo tempo em que elas trabalhavam nas peças elas ficavam conversando, ficou conhecido como fuxico que é sinônimo de fofoca.

 

No entanto foi uma denominação preconceituosa pois essas mulheres não estavam fazendo fofocas e sim conversando e dividindo com as amigas e companheiras de trabalho sobre os seus problemas da vida cotidiana.

 

O Brasil é o país onde o fuxico é mais produzido, principalmente nas cidades do interior dos diversos estados brasileiros. Até pouco tempo atrás era atribuído às comunidades de baixa renda, sendo que com o processo atual de revalorização do artesanato e da customização de peças ele passou a ser encontrado até em lojas luxuosas.

 

Ele é enquadrado dentro da categoria de artesanatos de patchwork, ou seja, trabalho com retalhos.

 

 

Como fazer

 

Para fazer o fuxico básico é necessário um molde de papelão cortado em formato de circulo, tecido, linha, agulha e tesoura.

 

1) Utilize o molde de papelão para cortar o tecido em formato de circulo

 

2) Dobre as bordas e alinhave toda a volta do tecido

 

3) Puxe a linha para franzir e fechar a costura.

 

4) Faça um arremate e corte o restante da linha.

 

Variando o tamanho do molde utilizado você pode fazer diferentes tamanhos de fuxico que podem ser utilizados em diversas técnicas artesanais diferenciadas.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »