tumblr site counter

Futurismo



 

O futurismo foi um movimento artístico e sociais que se originou na Itália no início do século 20. Foi em grande parte um fenômeno italiano, embora houvesse movimentos paralelos na Rússia, Inglaterra e outros lugares.

 

Os futuristas praticavam em todos os meios de arte, incluindo pintura, escultura, cerâmica, design gráfico, design industrial, design de interiores, teatro, cinema, moda, têxteis, literatura, música, arquitetura e até Gastronomia.

 

O fundador do Futurismo e sua personalidade mais influente foi o escritor italiano Filippo Tommaso Marinetti. Marinetti lançou o movimento em seu Manifesto Futurista, que publicou pela primeira vez em 05 de fevereiro de 1909 em La Gazzetta dell’Emilia, em seguida, um artigo reproduzido no jornal francês Le Figaro em 20 de fevereiro de 1909. Ele logo se juntou aos pintores Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla, Gino Severini e o compositor Luigi Russolo.

 

Marinetti expressa um ódio passional de coisas antigas, especialmente a tradição política e artística. “Não queremos nenhuma parte dele, do passado”, escreveu ele, “nós, os jovens e fortes futuristas!” Os futuristas admiravam velocidade, tecnologia, juventude e violência, o carro, o avião e a cidade industrial, tudo o que representou o triunfo tecnológico da humanidade sobre a natureza, e eles eram nacionalistas apaixonados. Eles repudiaram o culto do passado e todas as imitações.

 

Futurismo na música

 

A música futurista rejeitou a tradição e introduziu sons experimentais inspirados pelas máquinas. Ele influenciou vários compositores do século 20.

 

Futurismo na literatura

 

Futurismo como um movimento literário fez a sua estréia oficial com a FT Marinetti Manifesto do Futurismo (1909), pois delineou vários ideais.

Poesia, o meio predominante da literatura futurista, pode ser caracterizada por suas combinações inesperadas de imagens e concisão hiper-(não confundir com o comprimento real do poema).

 

Os futuristas chamaram o seu estilo de poesia em liberdade condicional libertà (palavra autonomia) em que todas as idéias do medidor foram rejeitadas e a palavra se tornou a principal unidade de preocupação. Desta forma, os futuristas conseguiram criar uma nova linguagem livre de pontuação, sintaxe e métricas que permitiram a livre expressão.

 

Muitos futuristas italianos apoiaram o fascismo, na esperança de modernização de um país dividido entre o norte industrializado e o rural, Sul arcaico. Tal como os fascistas, os futuristas italianos eram nacionalistas, radicais, admiradores da violência, e se opunham à democracia parlamentar. Marinetti fundou o Partido Político Futurista (Partito Político Futurista), no início de 1918, que foi absorvido Benito Mussolini é Fasci di combattimento em 1919, tornando Marinetti um dos primeiros membros do Partido Nacional Fascista.

 

Artistas futuristas

 

• Giacomo Balla, pintor

 

• Umberto Boccioni, pintor, escultor

 

• David Burliuk , pintor

 

• Vladimir Burliuk, pintor

 

• Mario Carli

 

• Carlo Carrà, pintor

 

• Ambrogio Casati, pintor

 

• Luigi De Giudici, pintor

 

• Fortunato Depero, pintor

 

• Nikolay Diulgheroff , designer pintor e arquiteto

 

• Gerardo Dottori, poeta, pintor e crítico de arte

 

• Fillià, artista

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »