tumblr site counter

Futurismo – História e Características



Sendo um movimento artístico que se manifestou nas artes plásticas, na literatura e demais artes, o futurismo abarcou em si diversas tendências que se iniciam em 20 de fevereiro de 1909 com o “Manifesto Futurista” de Fillippo Marinetti, publicado no jornal Le Figaro.

 

Seus ideais eram expressos na negação do que vinha do passado e uma devoção ao futuro, às novas tecnologias e ao novo ritmo que estava sendo impresso à sociedade naquele momento. Velocidade e violências são traços marcantes desse movimento.

 

Características

 

Esses artistas tinham o objetivo de retratar a velocidade e o movimento, muito mais do que a figura em si se tratava de como ela se locomovia no espaço.

 

Os principais expoentes da pintura futurista são o cubismo e a abstração. Com o processo de sobreposição no espaço das imagens estes artistas pretendiam mostrar o deslocamento, imprimir movimento real à uma imagem estática.

 

São características importantes do futurismo como um todo: a importância do desenvolvimento tecnológico e da indústria e ruptura com as tradições antigas e com o moral vigente.

 

Na literatura o destaque se deve à tipografia diferenciada, a fusão da arte com a escrita que se utilizava de diferentes métodos tipográficos para demonstrar sua ideia.

 

Era utilizada a linguagem futurista também para a venda de ideias com expressões que se aproximava das pessoas e uso de onomatopeias, frases curtas para passar a ideia de velocidade e foco na propaganda como forma efetiva de comunicação.

 

Futurismo no Brasil

 

O futurismo influenciou diversos artistas brasileiros que tiveram com tato com o “manifesto futurista” em viagens à Europa. Podemos citar Anitta Malfatti e Oswald de Andrade.

 

A maior contribuição do futurismo à vanguarda artística brasileira com certeza foi sua influência na realização da semana de arte moderna de 1922.

 

Assim como os futuristas europeus, os artistas brasileiros idealizadores e participantes da semana de arte moderna de 1922 buscavam uma ruptura para com o passado, os modelos importados, a arte europeia e a criação de uma arte que representasse a realidade nacional e sua diversidade cultural.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.5/10 (10 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 3 votos)

Futurismo – História e Características, 7.5 out of 10 based on 10 ratings



Deixe Seu Comentário »