tumblr site counter

Frevo



O frevo descreve uma ampla gama de estilos musicais provenientes de Pernambuco, no nordeste do Brasil, que são tradicionalmente associados com o carnaval.

 

A palavra frevo deriva de uma simbologia local que diz “frever”, nada diferente do significado correto da palavra, que é ferver. O som do frevo faz os ouvintes e dançarinos sentirem a sensação de que estão fervendo no chão. O frevo palavra é normalmente usada indistintamente para designar tanto a música ou a dança do frevo.

 

Origens do Frevo

 

Até o final do século XIX, as bandas dos regimentos do Exército Brasileiro com sede na cidade de Recife começaram a tradição de desfilar durante o Carnaval. Desde este Carnaval, eles tocaram marchas durante a procissão religiosa e música marcial, também.

 

Um casal de regimentos tinham bandas famosas que atrairam muitos seguidores e era apenas uma questão de tempo para que as pessoas começassem a comparar um ao outro e torcer por suas bandas favoritas. As duas bandas mais famosas foram a Espanha, (cujo condutor era de origem espanhola) e a Banda 14, do regimento 14. As bandas começaram a competir e também começaram a tocar mais e mais rápido.

 

Alguns homens de maior resistência foram escalados para ir à frente da banda, abrindo espaço para seu desfile no meio da multidão de pessoas nas ruas, ameaçando-as com a capoeira e facas.

 

Eventualmente, quando as bandas se conheceram nas ruas, brigas entre os capoeiristas eram inevitáveis. Essas brigas normalmente terminavam com muitos feridos e alguns até mortos. Para acabar com esta onda de violência, a polícia começou a perseguir os capoeiristas e prenderam muitos durante suas exposições.

 

Eles reagiram de uma forma inteligente ao levar guarda-chuvas, em vez de facas e também disfarçar os movimentos da capoeira como movimentos de dança. A partir daí, o frevo nasceu.

 

 

Evolução da dança

 

No mesmo espírito de competição que o fez nascer, o frevo foi desenvolvido através da transformação dos movimentos da capoeira em movimentos quase acrobáticos do frevo. Cada bailarino trabalha duro para desenvolver um novo movimento que exigia muito ensaio, força, resistência e flexibilidade, a luta entre os dois grupos mudou do campo físico para o campo estético.

 

Os movimentos de dança do Frevo incluem saltos, movimentos coordenados, flexões de perna, etc.

As roupas dos passistas também se desenvolveram a partir da roupa normal para um traje que é mais adequado aos movimentos. Eles também são muito coloridos, para que eles possam ser mais visíveis

no meio da multidão.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »