tumblr site counter

Figurino



O figurino é um termo utilizado para designar os trajes que serão utilizados em determinada produção artística. Também chamado de indumentária, vestuário ou costume, o figurino tem origem muito antiga, sendo utilizado em rituais e para designar posições sociais. Mas foi na Grécia que começou o uso do figurino em produções artísticas, no teatro grego.

 

O uso atual do termo é para designar trajes cenográficos das diversas produções artísticas, seja no teatro, televisão, cinema ou música.

 

Ele vai além simplesmente da roupa que será utilizada, trata também dos acessórios, calçados e tem que se adequar ao roteiro.

 

É importante que o figurinista, profissional responsável pela escolha e elaboração do figurino, conheça bem a obra para a qual foi designado, levando em conta em que momento histórico e local se passa a história, além de elementos subjetivos sobre o personagem.

 

O figurino é uma parte muito importante de qualquer produção e por esse motivo merece um cuidado especial e atenção adequada. Muitas produções cinematográficas, por exemplo, já perderam público por não apresentar um figurino condizente com o que deveria ser utilizado em função do local ou época que se passa a produção.

 

No entanto, não depende somente do figurinista tal sucesso, depende em grande parte do orçamento disponível para pesquisa e desenvolvimento da indumentária.

 

Tipos de figurino

 

Existem diferentes designações de figurino. Em relação à semelhança com a realidade ele pode ser:

 

– Realista: Se preocupa em ser preciso histórica e geograficamente, recriando com cuidado os aspectos da vestimenta do tempo em que se passa a produção.

 

– Para-realista: Neste caso há como referência os usos da época e uma preocupação superior com a estética do figurino do que com a fidelidade real à época.

 

– Simbólico: Neste estilo a relação com a época não é de forma alguma o que norteia o desenvolvimento do figurino e sim a expressão da subjetividade do personagem ou de outro aspecto que se almeje demonstrar, indiferentemente da época em que se passa a produção

 

Em relação ao uso em si, diferenciamos os diferentes conceitos de trajes da seguinte forma:

 

– Vestuário: conjunto de peças usadas para se vestir.

– Indumentária: designa as peças utilizadas em determinada época por povos específicos, tendo assim relação direta com o passado e locais diferentes do que se está executando a produção.

– Figurino: qualquer tipo de traje utilizado por um personagem.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 6.7/10 (3 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Figurino, 6.7 out of 10 based on 3 ratings



Deixe Seu Comentário »