tumblr site counter

Figurinista – Formação, O Que Faz e Rotina de Trabalho



Profissão de FigurinistaO figurinista é um profissional especializado em escolher e organizar os elementos da indumentária de cada cena de uma produção artística seja ela teatral, musical, cinematográfica ou televisiva.

Essa indumentária tem que estar em sintonia com o desejado pelo autor ou diretor e levar em consideração aspectos estéticos e psicológicos, adequados aos personagens e à cena em questão.

Para tal é necessário ter tanto um conhecimento profundo da produção na qual está trabalhando como grande conhecimento de história (no caso de produções que não se passam nos dias de hoje) e tendências (no caso de produções que retratam a contemporaneidade).

Além disso é necessário ter a agilidade para conseguir as roupas e acessórios necessários, conhecer lojas e fornecedores. Um figurinista tem que dar conta de todo o ciclo do projeto, do planejamento e concepção até a compra e montagem da cena.

PROCESSO DE TRABALHO DO FIGURINISTA

Após fazer o estudo e planejamento o figurinista coloca seu trabalho para a apreciação do diretor, do cineasta ou corresponde, de acordo com o segmento, que o envia ao diretor de arte, que é que vai aceitar ou não o projeto. A partir disso é feito um orçamento e organizada uma oficina de desenvolvimento do figurino, dirigida pelo próprio figurinista.

Com a indumentária pronta o diretor de fotografia e o de sonoplastia testarão, respectivamente, o efeito dela com a luz e o som que o movimento da indumentária faz para checarem se está adequada à produção.

Se estiver tudo correto toda a indumentária é numerada e catalogada para que seja possível saber quem utilizará o que em cada cena, juntamente com o continuísta para garantir que tudo saia conforme o planejado.

Figurinista - Rotina de TrabalhoFORMAÇÃO PROFISSIONAL

Em diversos países existe um grande mercado de trabalho para os figurinistas e portanto cursos especializados em sua formação.

Como no Brasil a profissão ainda não tem muito espaço existem poucos lugares para formação de figurinistas, sendo que eles comumente são advindos de escolas de costura ou de estilismo, tendo no máximo algum curso voltado para o figurinismo em si, o que faz com que seja mais difícil encontrar bons profissionais.

Para aqueles que almejam essa profissão é essencial bom nível cultural e conhecimentos variados que vão de história às artes para que possa executar um trabalho de boa qualidade.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.2/10 (5 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

Figurinista – Formação, O Que Faz e Rotina de Trabalho, 7.2 out of 10 based on 5 ratings



2 Comentários »

  1. Luisa May 19 de janeiro de 2013 at 22:21 - Reply

    O trabalho do figurinista é realmente muito importante para ajudar o telespectador a compor o personagem. Pra quem quer trabalhar com isso no Brasil, é preciso correr atrás e tentar aprender ao máximo sozinho. Mas acredito que com o tempo o trabalho vá ganhar mais destaque, já que o tanto o cinema quanto o teatro brasileiro tem melhorado muito a qualidade geral. Ótimo texto!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +4 (from 4 votos)
  2. Juliane neipp 22 de dezembro de 2015 at 19:35 - Reply

    Curso o 5º período em artes visuais na Unigranrio e gostaria de trabalhar como figurinista, pois já dou aulas de Artes e gostaria de me engajar em uma profissão mais dinâmica e mais valorizada.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »