tumblr site counter

Expressionismo – História, Conceito e Características



O expressionismo é um movimento artístico que surge no final do século XIX e início do século XX em resposta ao impressionismo. Sendo assim buscava ter os valores opostos daquele, enquanto o impressionismo se preocupava com a objetividade o expressionismo se ocupava com a subjetividade.

 

O expressionismo esteve presente nos diferentes ramos da arte: na literatura, nas artes plásticas, na música, na fotografia, no cinema, no teatro e na dança, mas sua primeira manifestação aconteceu na pintura, sendo conhecido por ser uma das vanguardas históricas.

 

Conceito

 

O objetivo dos expressionistas era expor a sua realidade interior em sua obra, sendo cada feito uma expressão do seu eu interior, um processo subjetivo e individual, já que cada artista possui um mundo interior diferente.

 

Sua principais características são:

 

– Cores vibrantes e resplandecentes.

 

– Pesquisas sobre questões da subjetividade humana.

 

– Técnica “violenta”, mostrando o processo de interação do pintor com a tela

 

– Preferência em retratar aquilo que é sombrio, esquecido, patético e trágico.

 

– Distanciamento da figuratividade.

 

– Imitação das artes primitivas.

 

História

 

O nome expressionismo foi cunhado somente em 1911 pela revista Der Sturm, mas suas obras começaram com Van Gogh, Edvard Munhc e Paul Klee.

 

O principal concentração expressionista foi a Alemanha, onde, em função do pós Primeira Grande Guerra, como um movimento de expressão social e política. Já na América Latina era utilizado principalmente como forma de manifestação política.

 

O expressionismo abriga em si diversas formas diferentes de manifestações artísticas e tendências, tendo tido particularidades em cada local no qual foi seguido pelo mundo a fora e diferentes interpretações de acordo com cada tipo diferente de arte.

 

Foi Vicent Van Gogh que melhor traduziu este movimento nas artes plásticas, tendo sido influência para um grande número de pintores que o sucederam. Ele ficaria conhecido mundialmente através da história pelos seus quadros e por ter mutilado sua orelha.

 

No Brasil o expressionismo também teve um espaço muito importante com artistas como Anita Malfatti, Cândido Portinari, Lasar Segall e Osvaldo Goeldi nas artes plásticas e Nelson Rodrigues na literatura e no teatro.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 8.8/10 (18 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +5 (from 7 votos)

Expressionismo – História, Conceito e Características, 8.8 out of 10 based on 18 ratings



2 Comentários »

  1. Thalia Rodrigues de Melo 5 de novembro de 2012 at 14:58 - Reply

    Na minha opinião as artes plásticas expressionistas eram bastante conhecidas por apresentarem meios cotidianos realísticos, ou seja, não haviam criado uma certa ilusão de acordo com as expressões das pinturas, onde hoje muitas pessoas estão se encontrando e se identificando com o meio artístico.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 5.0/5 (2 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -3 (from 3 votos)
  2. Rodrigo Fonsceca 5 de novembro de 2012 at 15:04 - Reply

    Eu acho as artes plásticas muito românticas, eu gostaria até de comentar para as pessoas se soltarem mais e não terem medo de se expressar, ou seja, expressarem seus sentimentos mais profundos. Pois a arte é como uma luz no fim do túnel, que faz você ficar cada vez mais curioso com tudo que está acontecendo em sua volta e que muitas vezes nem se vê passar. Vamos expressar a fera que existe dentro de nós!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 2.0/5 (3 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 3 votos)

Deixe Seu Comentário »