tumblr site counter

Estilo Gótico (Arquitetura Gótica) – História, Características e Tipos



Arquitetura e Estilo Gótico - TiposÉ um estilo arquitetônico que se localiza historicamente entre a arquitetura românica e a renascentista, no século XII. É um fruto da Idade Média na França, sendo originalmente conhecida por “obra Francesa”. Expandiu-se pela Europa Ocidental e conquistou espaço até o século XV na Itália e no século XVI ao norte dos Alpes.

CARACTERÍSTICAS

Comumente associado às grandes catedrais, que marcam grande parte das construções do período, por demonstrarem a grandeza do poder da igreja na época.

Algumas estruturas específicas nos permitem identificar as construções daquele período, tais quais:

Arcos: os arcos da arquitetura gótica são os chamados arcos de ogiva, ou arcos cruzados, que conseguiam dividir o peso da construção de modo que as paredes não ficassem sobrecarregadas. Desse modo tornou-se possível fazer paredes de materiais mais sensíveis o que permitiu, por exemplo, o uso de vitrais.

Planta das catedrais góticas: Normalmente em um formato semelhante ao do crucifixo com a nave,o coro e os transeptos e a nave central na parte inferior, juntamente com as naves laterais. Na horizontal ficavam o cruzeiro e os transeptos e na base da nave a fachada principal.

Abóbadas: as construções desse período tendiam a ser muito grandes e exuberantes. Para tal construía-se abóbadas em formato de ogiva, ou seja, pontiagudas, em perfeito equilíbrio com o início dos pilares. Essa noção de verticalismo tinha o objetivo de mostrar a ligação com Deus.

Esculturas: para o escoamento de água das construções eram utilizadas estátuas de gárgulas na parte superior das construções, fato que é marcante nesse período arquitetônico.

Iluminação: com a nova possibilidade do uso de vidro nas paredes as edificações tinham a possibilidade de receber mais luz natural através dos vitrais, de forma diferenciada do que por uma abertura comum por distorcer a luz solar e transformar o ambiente dando uma atmosfera diferenciada.

Arquitetura e Estilo Gótico - CaracterísticasArcadas: assim como as abóbadas e os arcos as arcadas também tinham o formato ogival, sendo posicionadas em sequência.

TIPOS DE ARQUITETURA GÓTICA

A arquitetura gótica representa um longo período de tempo e portanto teve diferentes tipos de expressão ao longo do tempo.

O gótico primitivo foi aquele que desencadeou essas mudanças, sendo um período transicional entre a arquitetura românica e a renascentista, sem apresentar ainda grandes inovações.

Já o gótico lanceolado, o segundo momento, representa mudanças significativas de estilo, iniciando o uso dos arcos ogivais e aumentando verticalmente o tamanho das construções.

No período irradiante representa uma mudança no estilo dos arcos ogivais, aumento do verticalismo e grandes decorações frontais.

O último período é conhecido como flamejante onde a tendência ao verticalismo decai, há mudanças significativas nos arcos ogivais e os vitrais e rosáceas trazem formas de chamas, da onde vem o nome do período.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 9.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Estilo Gótico (Arquitetura Gótica) – História, Características e Tipos, 9.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »