tumblr site counter

Estação Primeira de Mangueira



Proveniente do Morro da Mangueira a história dessa escola de samba está ligada à história do desenvolvimento do samba neste morro carioca.

 

Seu nome oficial é Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e foi fundada em 28 de abril de 1928, sendo uma das mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro.

 

História

 

Como a maioria das escolas de samba do Rio de Janeiro a Mangueira surge a partir de um bloco carnavalesco de nome “Estação Primeira”, que teve seu início em 28 de abril de 1928, com os amigos sambistas Seu Euclides, Zé Espiguela, Saturnino Gonçalves, Cartola, Massu, Abelardo Bolinha e Pedro Caim.

 

Este bloco foi um dos percursores das escolas de samba do Rio, participando do primeiro concurso de sambistas em 1929.

 

Seu sambista de maior destaque com certeza foi o Cartola, que decidiu várias diretrizes importantes sobre a escola, suas cores e seu nome.

 

Já nos primeiros três desfiles oficiais a escola foi campeã mostrando que vinha para se destacar na história do carnaval carioca. Nas décadas de 1930 e 1940 diversos grupos foram se unindo ao grupo fundacional dando corpo para a escola.

 

Sua história é repleta de glórias, como no ano de inauguração do sambódromo oficial, quando após o desfile retornou para ser aclamada pelo público. Neste mesmo ano (1984) os dirigentes da organização das escolas de samba fizeram dois dias de desfile separados, sendo que a cada dia seria escolhida uma campeã. Por ser campeã do seu dia de desfile e da disputa com a campeã do outro dia ela sagrou-se super-campeã.

 

Símbolos

 

Suas famosas cores: verde e rosa são uma homenagem à um rancho que existia em Laranjeiras, que se chamava “Os Arrepiados”.

 

Em sua bandeira se encontra um surdo que representa o samba, os louros que coroam suas vitórias, a coroa que representa o bairro de São Cristóvão e as estrelas representando os seus títulos.

 

Seu nome, estação primeira se refere que, saindo da estação central do Brasil, a estação do morro da Mangueira era a primeira estação de trem na qual havia samba.

 

Títulos

 

A escola é uma das grandes campeãs do carnaval carioca, possuindo 18 títulos, 1 super-campeonato (título exclusivo do qual só essa escola é detentora) e 20 vice-campeonatos.

 

Autoria:Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »