tumblr site counter

Esculturas: A Arte de Nossa Espécie



Se o homem de Neanderthal não criou nenhuma forma de arte, pois não há vestígios de que artes provenientes desta espécie foram encontrados. Mas com a chegada do Homo sapiens, o gênio humano para a a criaão das artes torna-se claro.

 

As primeiras manifestações

 

Nos primórdios das cavernas, as pessoas começam a decorar as rochas com o tema mais importante em suas vidas diárias, o bisonte e as renas, que são suas presas da Idade do Gelo. E os escultores esculpiam imagens de outro interesse predominante da humanidade – as curvas da forma feminina, enfatizando a fertilidade de que a sobrevivência da tribo depende.

 

Talvez a mais famosa das esculturas é a chamada Vênus de Willendorf. Encontrada em Willendorf, na Áustria, e com mais de 25 mil anos de idade, ela tem apenas quatro centímetros de altura.

 

Mais de 100 figuras de fertilidade deste tipo foram encontradas em uma área da França até o sul da Rússia.

 

O escultor da Vênus de Willendorf, raspando com uma ferramenta de pedra em seu fragmento de calcário, não está praticando o que chamamos de arte. Sua deusa da fertilidade, é antes de qualquer coisa, um objeto religioso.

 

O estilo egípcio: 3100 aC

 

A primeira civilização a estabelecer um estilo artístico é o Egito. Este estilo segue uma convenção estranha, mas notavelmente consistente, através do qual os pés, pernas e cabeça de cada figura humana são mostradas em perfil, mas o tronco, ombros, braços e olho são descritos como na frente.

 

 

Figuras: 3 e 2 º milênio aC

 

Algum tempo depois de 3000 aC, torna-se prática no Egito criar estátuas sentadas de pessoas que as pessoas que eventualmente tentaram desenterrá-los em 1871, fugiram de terror.

 

A esfinge: 2500 aC

 

A maior escultura do mundo antigo é a esfinge egípcia. O grande leão com rosto humano é esculpido a partir do centro de uma pedreira de calcário, após as toneladas de pedra que outrora cercavam terem sido moldadas e arrastadas para formar a maior das três pirâmides.

 

Akhenaton e Nefertiti: 1340 aC

 

As esculturas encontradas na casa de Tutmés, revelam o nível de realismo alcançado no Egito do século 14 aC. Os mais conhecidos são as diferentes esculturas da esposa de Akhenaton, Nefertiti. Uma delas em particular se tornou a mais famosa das antigas esculturas egípcias.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »