tumblr site counter

Escultura



A escultura é uma das artes plásticas mais consagradas no mundo. Conhecida como a quarta arte, ela utiliza de diversos materiais para produzir formas almejadas.

 

Vários tipos de materiais e técnicas podem ser utilizadas nesta arte, assim como podem representar qualquer objeto, pessoa ou ideia.

 

 

História da escultura no mundo

 

Desde o século X a.C. existiam esculturas na região da Europa, feitas em bronze ou em mármore. Essas estátuas seriam de inspiração para praticamente todos os escultures que viriam nos séculos seguintes.

 

Diversos escultores se destacavam nessa época e essa arte evoluiria na região até a Idade Média onde ficaria ligeiramente esquecida e depois voltaria à tona no Renascimento para nunca mais descansar, com a sucessão de diversas escolas artísticas diferentes.

 

Também no século X a.C. tem-se notícias de esculturas na China, com vasos de metal fundido. Já na dinastia Han foram produzidas estátuas impressionantes de guerreiros em tamanho natural produzidos em terracota, uma das mais impressionantes obras da história da escultura oriental.

 

No entanto fica reservado ao passado o destaque da arte chinesa que foi decaindo aos poucos até ter todas suas possibilidades extintas com o realismo socialista.

 

Possivelmente as mais antigas esculturas do mundo vem da Índia, onde foram encontradas esculturas muito antigas em pedra e bronze. Com o desenvolvimento das religiões locais a sua arte s agrada produziu esculturas impressionantes e notáveis em bronze.

 

É possível encontrar em todo mundo ao longo de séculos de história imagens esculpidas, de maior ou menor importância, seja como ornamentos, seja como devoção religiosa, mostrando que a imitação da natureza e a adoração de divindades através de imagens é um objetivo comum aos homens de diferentes povos.

 

 

Técnicas utilizadas

 

A técnica e o material utilizado definem o quanto determinada escultura irá durar. Assim sendo aquelas feitas em pedra, metais e outros materiais de longa duração permitem a perpetuação da obra do artista.

 

No entanto, é possível esculpir em praticamente qualquer material. Inclusive, há esculturas feitas em gelo, manteiga e outros materiais onde a sua vida será curta mas que serve a um proposito específico de decorar determinados eventos ou participar de concursos.

 

Existem diversas técnicas que podem ser utilizados na escultura. Quando o objetivo é tirar o excesso esculpindo determinado material como um bloco de pedra com instrumentos de corte e abrasão chama-se cinzelação.

 

Quando um material maleável é moldado para se atingir a forma desejada a técnica é a moldagem.

 

Há ainda a fundição quando o metal ou resina é fundido e vertido num molde de onde será retirado quando endurecer.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »