tumblr site counter

Escola de Samba



As escolas de samba são agremiações de pessoas em torno de um tema comum: cantar e dançar o samba e com o objetivo comum de disputar com outras estidades equivalentes dentro das apresentações carnavalescas.

 

História

 

As primeiras escolas de samba surgem no Rio de Janeiro, num contexto de desenvolvimento da identidade específica do carnaval brasileiro.

 

A primeira escola de samba foi a “ Deixa Falar” em 1928, através de Ismael Silva e seus amigos que queriam um bloco de carnaval que se apresentasse dançando ao som de um samba.

 

Em 1929 ocorreu o primeiro concurso de samba do qual participaram grupos que dariam origem à escolas de samba, sendo considerado por muito como o início oficial das escolas de samba, ainda que neste momento fossem somente variações dos já tradicionais blocos carnavalescos.

 

Em 1932 ocorreu o primeiro desfile das escolas de samba na praça XI, contando com 19 escolas, todas com mais de cem componentes. Já existiam regras para competir, como a existência da ala das baianas e a proibição de instrumentos de sopro. A escola vencedora foi a Estação Primeira de Mangueira.

 

Quando em 1934 fundaram a União Geral das Escolas de Samba elas foram subindo no gosto popular deixando pra trás outras manifestações carnavalescas.

 

Depois disso as escolas de samba começaram a se difundir para outros estados, sendo que a primeira escola de São Paulo foi fundada em 1935, mas o primeiro desfile nessa cidade só aconteceria em 1950.

 

 

Características das escolas de samba

 

Por serem quase sempre grupos de determinada localidade que se unem para formar as escolas de samba, elas tem um profunda ligação com a comunidade.

 

Para além dos desfiles que acontecem todo anos elas desenvolvem uma série de atividades ao longo do ano, festivas e sociais.

 

 

Os desfiles e organização

 

Os desfiles são grandes concursos municipais entre as escolas de samba, sendo que em alguns casos é permitida a participação de escolas de cidades vizinhas.

 

Os pré-requisitos para a participação nos desfiles é que as escolas façam parte da associação local entre as escolas e cumpram as seguintes diretrizes:

 

comissão de frente; alegorias e adereços; evolução, harmonia e conjunto, enredo (representado pelo tão conhecido samba-enredo); casal de mestre sala e porta bandeira; bateria, diretor de bateria; rainha da bateria; ala das baianas; velha guarda; intérprete (o puxador, cantor do samba enredo).

 

Além disso para uma escola funcionar é necessário que existam os carnavalescos, os grandes produtores dos desfiles e os dirigentes das escolas.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »