tumblr site counter

Donatello



Donatello foi o maior escultor italiano antes de Michelangelo, e foi certamente o mais influente artista individual do século XV, na Itália.

 

Obras

 

Uma das primeiras obras conhecidas de Donatello é David, de 1408, reformulada em 1416. Destinou-se a decorar a Catedral, em 1414, e foi instituído no Palazzo Vecchio, a qual foi envolvido em uma luta com o rei de Nápoles. David, na postura dramática e cheia de energia jovem, possui algo gracioso do gótico tardio.

 

Amadurecendo rapidamente, Donatello produziu um estilo forte em duas obras: a figura de mármore de São Marcos, concluídas entre 1411 e 1413, e São João Evangelista, para a frente da Catedral, concluída em 1415. O São Marcos de Donatello rompeu com a tradição em sua posição clássica e tornou-se um impressionante retrato simbólico de um herói.

 

Idade Média

 

Foi ordenado em 1418 para decorar o apartamento do Papa em Santa Maria Novella. O estilo de Donatello na escultura em relevo atingiu seu auge na festa de bronze de Herodes, concluída em 1427 para a fonte no Batistério, em Siena.

 

Por volta de 1425 Donatello entrou em parceria com Michelozzo, um escultor e arquiteto, com quem fez uma viagem a Roma, em 1429. Com ele produziu uma série de obras, incluindo o túmulo do Papa João XXIII, no, Batistério de Florença, e o túmulo do Cardeal Brancacci em Saint Angelo, em Nápoles. A primeira delas criou um tipo de tumba de parede (câmara funerária), que influenciaria muitos exemplos posteriores.

 

O final

 

Muito do trabalho de Donatello demonstra sua compreensão da arte clássica. A partir de 1443, Donatello foi para Pádova, onde na Piazza del Santo, criou o equestre em bronze colossal monumento ao condottiere veneziano.

 

Outra obra importante em Pádova foi o altar de Santo Antônio, e foi decorado com quatro grandes relevos narrativos que representam a vida de Santo Antônio, e sete estátuas em tamanho real em bronze, incluindo a Madonna sentada com o Menino Jesus.

 

Com a morte de Donatello em 13 de dezembro de 1466, dois púlpitos de bronze inacabados (plataformas para a pregação) foram deixadas em São Lourenço, em Florença.

 

São painéis em relevo, mostrando a tortura e o assassinato de Cristo por meio de ações emocionais descontroladas. Terminado por seu aluno Bertoldo di Giovanni, as cenas revelam uma visão do púlpito do grande mestre em sofrimento humano e sua exploração dos reinos escuros da experiência do homem.

 

Por André L. M. Lemes

Donatello foi o maior escultor italiano antes de Michelangelo, e foi certamente o mais influente artista individual do século XV, na Itália.

 

Obras

 

Uma das primeiras obras conhecidas de Donatello é David, de 1408, reformulada em 1416. Destinou-se a decorar a Catedral, em 1414, e foi instituído no Palazzo Vecchio, a qual foi envolvido em uma luta com o rei de Nápoles. David, na postura dramática e cheia de energia jovem, possui algo gracioso do gótico tardio.

 

Amadurecendo rapidamente, Donatello produziu um estilo forte em duas obras: a figura de mármore de São Marcos, concluídas entre 1411 e 1413, e São João Evangelista, para a frente da Catedral, concluída em 1415. O São Marcos de Donatello rompeu com a tradição em sua posição clássica e tornou-se um impressionante retrato simbólico de um herói.

 

Idade Média

 

Foi ordenado em 1418 para decorar o apartamento do Papa em Santa Maria Novella. O estilo de Donatello na escultura em relevo atingiu seu auge na festa de bronze de Herodes, concluída em 1427 para a fonte no Batistério, em Siena.

 

Por volta de 1425 Donatello entrou em parceria com Michelozzo, um escultor e arquiteto, com quem fez uma viagem a Roma, em 1429. Com ele produziu uma série de obras, incluindo o túmulo do Papa João XXIII, no, Batistério de Florença, e o túmulo do Cardeal Brancacci em Saint Angelo, em Nápoles. A primeira delas criou um tipo de tumba de parede (câmara funerária), que influenciaria muitos exemplos posteriores.

 

O final

 

Muito do trabalho de Donatello demonstra sua compreensão da arte clássica. A partir de 1443, Donatello foi para Pádova, onde na Piazza del Santo, criou o equestre em bronze colossal monumento ao condottiere veneziano.

 

Outra obra importante em Pádova foi o altar de Santo Antônio, e foi decorado com quatro grandes relevos narrativos que representam a vida de Santo Antônio, e sete estátuas em tamanho real em bronze, incluindo a Madonna sentada com o Menino Jesus.

 

Com a morte de Donatello em 13 de dezembro de 1466, dois púlpitos de bronze inacabados (plataformas para a pregação) foram deixadas em São Lourenço, em Florença.

 

São painéis em relevo, mostrando a tortura e o assassinato de Cristo por meio de ações emocionais descontroladas. Terminado por seu aluno Bertoldo di Giovanni, as cenas revelam uma visão do púlpito do grande mestre em sofrimento humano e sua exploração dos reinos escuros da experiência do homem.

 

Por André L. M. Lemes

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »