tumblr site counter

Design Gráfico



Conceito

 

O Design Gráfico pode ser explicado de diversas formas. Pode ser descrito como um processo técnico e criativo em que há a utilização de imagens e textos a fim de comunicar determinadas mensagens e conceitos. Ou de mais direta, pode-se dizer que é uma forma de comunicação visual que tem por objetivo transmitir uma idéia através de textos e imagens.

 

Seu estudo sempre esteve relacionado a outras áreas como a comunicação, psicologia, teoria da arte e muitas outras, mas mesmo assim possui um conhecimento individual e próprio que cresce muito nos dias de hoje. É utilizado tanto para objetivos comerciais quanto sociais, com o intuito principal de identificar, informar, sinalizar, estimular e entreter.

 

Atualmente é uma das atividades que estão mais em alta no mercado e a qual há até falta de profissionais qualificados dependendo do caso. Sua expansão pode ser explicada também pela criação de cursos de mestrado e doutorado sobre o design em todo o mundo, inclusive no Brasil.

 

História

 

A origem do design gráfico vem da pré-história juntamente com as primeiras pinturas feitas nas cavernas. Desde então e até os dias atuais, a comunicação vem se expandindo e ele é utilizado juntamente com a propaganda e o marketing.

 

Designer gráfico

 

O design gráfico gera uma profissão intitulada de designer gráfico, podendo atuar em diversas áreas como design de embalagem, design editorial, web, identidade corporativa, sinalização e tipografia dentre muitas outras.

 

Este profissional tem que conhecer as técnicas variadas existentes e todas as ferramentas de desenho além de possuir uma habilidade motora e criativa já que será fornecedor de matéria intelectual.

 

Dentre os trabalhos que pode executar estão alguns como jornais, revistas, panfletos, livros, outdoors, anúncios, logotipos e cartões de visita. Todos devem ser criativos, feitos com qualidade e harmonia de cores e técnicas de acordo com a finalidade de cada um.

 

Existem muitos cursos que ensinam esta arte, mas também há muitas pessoas que aprendem sozinhas vendo as técnicas em apostilas ou internet. O profissional pode optar por um curso técnico, graduação ou até mesmo alguma especialização na área.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »