tumblr site counter

Design de Jóias



Cheias de beleza e glamour, as jóias acompanharam a civilização desde os primórdios da humanidade. Sempre associadas a metais preciosos raros e belos, e conseqüentemente o luxo, são objetos de desejo principalmente das mulheres. Contribuem para o status de poder, riqueza, além de enfatizar a beleza feminina.

 

As gemas das jóias são resultados de um trabalho preciso e criativo que foi passado de geração em geração de artesãos talentosos.

 

A história do design de jóias iniciou-se na antiguidade. Podemos considerar destaque para os Etruscos, que possuíam poderosas técnicas de filigranas, atingindo grande perfeição.

 

Além disso, desde o período Helenístico já era costume brincos colares e braceletes de ouro. Também em Roma, os ornamentos eram absolutamente luxuosos pois empregava-se muito ouro, esmeraldas, safiras e outras pedras. Tudo isso contrastou com as jóias policrômicas da idade Média, em que o que importava era a expressão dos valores do cristianismo.

 

Com o Renascimento e o com isso o humanismo, houve um grande avanço no design das jóias, e artistas como Hans Houbein e Benvenuto Celline foram contratados por mecenas para desenhar peças.

 

Já na fase seguinte, o Barroco, as jóias tornaram-se sinônimo de status e poder, perdendo um pouco seu simbolismo artístico. Após esse período, seguiu-se a fase do rococó, em que as peças tornavam-se assimétricas e ao mesmo tempo mais delicadas e leves, desenhadas especialmente para serem usadas durante o dia.

 

A seguir, no período neoclássico, assim como na arte, o design das jóias buscou referências nos estilos do período grego e romano.

 

Já no Século XIX houve uma grande evolução com as jóias feitas para o Imprerador Napoleão, que mais tarde virou moda em toda a Europa.

 

No início do século XX, joalheiros de renome como Cartier, basearam-se no estilo do século XVIII e apelidaram de “Belle Èpoque” em que utilizava-se a platina e o design baseava-se na delicadeza de flores estilizadas. Já com o Art Deco, o design foi baseado no cubismo, abstracionismo e até mesmo na arquitetura de Bauhaus.

 

Hoje surgiram novos metais como o titânio e nobio, além de outros materiais em que é possível grande diversidade de estilos a devido às técnicas cada vez mais apuradas.

 

Assim, É necessário que um designer de jóias possua bastante criatividade para inovar cada vez mais em um mercado sempre crescente e ao mesmo tempo competitivo.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »