tumblr site counter

Danças Clássicas Indianas



A dança clássica indiana é um termo relativamente novo para várias formas de arte enraizada no Natya, o estilos musicais sagrado hindu, cuja teoria pode nos levar até o Natya Shastra de Bharata Muni (400 aC).

 

Definição

 

As danças clássicas indianas se dividem em dois tipos principais, como iremos ver a seguir:

 

– Danças realizadas no interior do santuário, de acordo com os rituais Agama Nartanam. Natya Shastra classifica este tipo de forma de dança como Margi, ou a dança da alma libertadora, ao contrário do desi, que são danças voltadas para o entretenimento.

 

– Danças realizadas em cortes reais para o acompanhamento de música clássica eram chamados Carnatakam. Esta foi uma forma de arte intelectual.

 

Por falta de qualquer equivalentes na cultura européia, as autoridades coloniais britânicas chamaram quaisquer formas de arte realizar encontrada na Índia como “dança de índios”.

 

Mesmo que a arte de Natya inclui nritta, ou dança adequada, Natya nunca foi limitada a dançar e cantar. Estas características são comuns a todos os estilos da dança clássica indiana. Na forma Margi, Nritta é composto por Karanas, enquanto o nritta desi consiste principalmente de adavus.

 

Uma característica muito importante de danças clássicas indianas é o uso dos gestos mudra como uma língua de sinais de mãos para contar uma história, e para demonstrar determinados conceitos, tais como objetos, tempo, natureza e emoção. Muitas danças clássicas incluem expressões faciais, como parte integrante da dança.

 

Outros tipos

 

Outras Danças ainda são atribuídas como danças clássicas, cujas teorias também podem ser levadas até o Natya Shastra, que são:

 

1. Andhra Natyam

 

2. Vilasini Nrityam / Natyam

 

Dos oito estilos existentes, apenas dois estilos de dança têm sua origem no Natya Shastra e são prescritos pelo Agamas, que são Bharatanatyam e Odissi.

 

Estes dois são mais relacionados ao Natya Shastra, mas atualmente não incluem Vaachikaabhinaya (atos de diálogo), embora alguns estilos de Bharatanatyam, como o estilo Melattur, representam o movimento dos lábios indicando o Vaachikaabhinaya.

 

Por André L. M. Lemes

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »