:: Artes

Dança Moderna

Conceito

 

A dança moderna trata-se dos movimentos referentes ao período da modernidade. É um estilo consagrado da arte de dançar, marcado pelas expressões da época, oposto a dança clássica.

 

História

 

Esta dança surgiu no início do século XX e entre os pioneiros deste movimento temos: Rudolf Von Laban, Emile Jacque Dalcrose e Loie Fuller.

 

A precursora deste estilo foi Isadora Duncan que se rebelou contra as formas da dança clássica e criou uma dança livre, sem tradições e convenções.Ela dançava descalça e vestia túnicas soltas ignorando os movimentos convencionais da época e inspirando-se na natureza.

 

Esta dança teve seu desenvolvimento principal nos Estados Unidos e na Alemanha pelo fato de não ser uma dança clássica e também dos alemães gostarem de manter suas próprias características evitando influências externas.

 

Características

 

Como principais características da dança moderna temos:

 

-linguagem do corpo inteiro;

 

-intensidade dos sentimentos comanda os gestos;

 

-pés descalços e para dentro;

 

-pés não têm muita importância;

 

-baseiam-se na moda.

 

De uma forma geral, a característica marcante desta dança é o fato dos artistas poderem expressar seus sentimentos de um modo mais moderno explorando o seu corpo e os ritmos dos movimentos.

 

Dança Moderna no Brasil

 

Este tipo de arte surgiu no país com a Segunda Guerra Mundial, visto que diversos artistas famosos queriam escapar do conflito e buscaram refúgio nas danças modernas. Temos neste período: Oscar Araiz, Ruth Rachou, Luiz Arrieta, Maryla Gremo e muitos outros.

 

A maioria instalou-se entre o Rio de Janeiro e São Paulo ensinando uma nova geração de dançarinos.

Atualmente existem cerca de 100 escolas, 300 profissionais e 6.000 alunos envolvidos com a dança moderna, mesmo que os eventos referentes a isso sejam muito raros.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

3 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *