tumblr site counter

Dança de Salão



A chamada dança de salão não se trata de somente um estilo de dança e sim de diversos estilos executados em par.

 

Existem diversos ritmos que podem ser executados, variando de acordo com o país, por exemplo. Essas danças podem ser feitas para diversão, como exercício, interação social ou mesmo como competição.

 

Ritmos

 

No Brasil os ritmos mais executados são o soltinho, o samba, a lambada, o forró, a salsa, o zouk e o tango.

 

Vieram deste país alguns tipos específicos como é o caso do samba de gafieira, o maxixe e o forró

 

Para a competição em âmbito internacional existe uma lista de ritmos específica que deve ser seguida, de acordo com o Conselho Mundial de Dança. São divididas em duas categorias:

 

International Standart: valsa inglesa, tango internacional, valsa vienense, foxtrote e quickstep

 

International Latin: samba, chachachá, rumba, passo doble e jive.

 

 

História

 

Estima-se que a dança de salão tenha origem nos bailes da corte real da Europa, principalmente aqueles ao estilo do de Luís XIV (França). Sua postura, sempre ereta, utilizada hoje nas danças mostra que a dança de salão e o balé tem essa origem comum.

 

Foi através da colonização que a tradição de dançar em casal foi levada para outros lugares, como é o caso das Américas, onde foi sendo adaptada e influenciada pela cultura local e deu origem à diversos estilos diferente em cada local.

 

No Brasil surge o maxixe que originou o samba de gafieira, na Argentina o tango, já em Cuba surge a habanera que seria a semente de diversas danças locais.

 

Os EUA também tiveram seus ritmos locais, juntando o conceito de dança de casal com o ritmo dos negros americanos (principalmente do jazz) surge o swing.

 

As primeiras danças a serem desenvolvidas foram lindy hop e chaleston, que se desenvolveram para originar diversos estilos como os swings, o balboa e o jitterbug.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »