tumblr site counter

Dança de Salão – História e Características



A dança de salão se refere a um conjunto de danças entre parceiros, que são apreciados tanto como recreação social como em competições em todo o mundo. Devido ao seu desempenho e os aspectos de entretenimento, a dança de salão também é amplamente apreciada no palco, cinema e televisão.

 

A dança de salão pode referir-se para quase qualquer tipo de dança entre parceiros. No entanto, nos tempos modernos, o termo passou a ser de âmbito mais restrito. Ela normalmente se refere a um padrão internacional de estilo de danças.

 

Estes estilos foram desenvolvidos na Inglaterra, e são regulados pelo Conselho Mundial da Dança (WDC). Há também uma série de danças históricas, e as danças locais ou nacionais, que podem ser dançadas nos salões.

 

Definições e história

 

Em tempos passados, a dança de salão estava mais para os privilegiados, deixando as danças folclóricas para as classes mais baixas. Esses limites, desde então, se confundem, e devem ser observados mesmo em tempos idos, quando vários bailes eram compostos exclusivamente por danças folclóricas. A definição de dança de salão também depende da época: minueto, quadrilha, Polonaise, Pas de Gras, Mazurka, e outras danças populares são agora consideradas danças históricas.

 

Elementos de competição

 

Em competições, os dançarinos são julgados por diversos critérios, tais como equilíbrio, o domínio do quadro a apresentar, postura, musicalidade e expressão, o tempo, o alinhamento do corpo e forma e apresentação. Julgar desempenho em um esporte orientado é, inevitavelmente, de natureza subjetiva, polêmica e reclamações por parte dos concorrentes aos julgadores não são incomuns.

 

Danças

 

Nos Estados Unidos e Canadá, o estilo americano, também existe. A técnica de dança utilizada para ambos os estilos internacionais e norte-americanos é similar, mas a norma internacional só permite algumas posições de dança, enquanto a americana permite mais movimentos de dança sejam juntos ou separados. Além disso, diferentes conjuntos de padrões de dança são geralmente ensinados para os dois estilos.

 

Outras danças por vezes, colocadas sob a alçada da dança de salão são as danças disco como Lindy Hop, West Coast Swing, Two Step Nightclub, Hustle e Salsa e Merengue. A categorização das danças como “danças de salão” foi sempre alterada, com novas danças ou danças folclóricas sendo adicionadas e removidas do repertório, de tempos em tempos.

 

Por André L. M. Lemes

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.6/10 (14 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +4 (from 6 votos)

Dança de Salão – História e Características, 7.6 out of 10 based on 14 ratings



2 Comentários »

  1. Jéssica 25 de junho de 2012 at 15:30 - Reply

    Não sabia que a dança de salão envolvia tantos ritmos. É bom ficar informada.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 2 votos)
  2. Eliane Borges 3 de outubro de 2012 at 18:03 - Reply

    Gostei bastante de tudo que vi e li, vocês estão de parabéns!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 2 votos)

Deixe Seu Comentário »