tumblr site counter

Dança de Rua



A dança de Rua ou Street Dance é um termo genérico usado para descrever estilos de dança que evoluíram fora dos estúdios de dança e em espaços cotidianos, tais como ruas, praças, pátios de escolas, boates e em todos os espaços disponíveis em aberto.

 

Do movimento

 

Elas são muitas vezes desenvolvidas de improviso, incentivando a interação e o contato com os espectadores e os outros dançarinos. Portanto, a dança de rua refere-se ao moderno folclore, onde o termo rua soa mais do que apropriado, uma vez que grande parte do mundo moderno é hoje urbanizado.

Daí que estas danças geralmente evoluem para fora dos espaços urbanos e suburbanos em alguma forma de cultura ou região, como se fosse uma dança folclórica.

 

Ritmos e história

 

A cultura da dança hip hop quebra os estilos, indiscutivelmente. Assim, as formas de dança hip hop, são as danças de rua mais praticadas entre os mais diversos tipos existentes. Estes estilos de dança de rua são, de fato, tão comuns, que as versões comercializadas têm sido criados por profissionais e pauteado por coreografias do pop, hip hop, música eletrônica e R & B.

 

Um dos primeiros estilos de dança utilizados na dança de rua era o jazz, isso nos primórdios, em terras americanas, devido ao seu estilo urbano e temas. Junto com o hip hop e o funk, o jazz é uma dança afro-americano, e também tem variações comerciais.

 

Um exemplo comum de uma dança de rua que evoluiu sem integrar o hip hop, jazz ou estilos de funk, é o house. O house que é destaque como o trance, evoluiu dos salões de dança de Chicago. Devido à popularidade dos salões, os bailes e moda de rua tendem a evoluir mais nas casas noturnas no interior, em vez de espaços abertos como as ruas, no entanto, podem ser praticadas em espaços recreativos ao ar livre.

 

A cultura hip hop é extremamente diversificada, e há muitos gêneros musicais diferentes, cada qual, individualmente nasceu dos estilos de dança citados logo acima.

 

Todas essas danças são populares e são utilizadas como uma forma de exercício físico, uma forma de arte, e para a concorrência entre os praticantes. Adaptações ou versões delas são hoje praticadas tanto em estúdios de dança como em outros espaços, ou seja, o estúdio de dança hip-hop é a versão comercial do hip hop. Algumas escolas utilizam a dança de rua como uma forma de educação física.

 

Por André L. M. Lemes

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »