tumblr site counter

Dadaísmo – Idealismo e Legado



O Dadaísmo foi um movimento internacional com participantes na Europa e América do Norte. O início do dadaísmo corresponde ao fim da Primeira Guerra Mundial. Para muitos participantes, o movimento foi um protesto contra o nacionalismo burguês e os interesses colonialistas, no que muitos dadaístas acreditavam que foi a causa da guerra, e contra o conformismo cultural e intelectual na arte e mais amplamente na sociedade.

 

Idealismo

 

Muitos Dadaístas acreditavam que a razão e a lógica da sociedade capitalista burguesa levaram as pessoas para a guerra. Eles expressaram sua rejeição e sua ideologia na expressão artística que surgiu ao rejeitar a lógica e abraçar o caos e irracionalidade. Por exemplo, George Grosz recordou mais tarde que a arte dadaísta foi concebida como um protesto contra este mundo de destruição mútua.

 

Segundo seus defensores, o Dadaísmo não era arte, era a anti-arte. Onde a arte se preocupava com a estética tradicional, o Dadaísmo ignorava a estética. Se a arte era apelar para a sensibilidade, o Dadaísmo tinha a intenção de ofender. Através da sua rejeição da cultura tradicional e da estética, os Dadaístas esperavam destruir a cultura tradicional e a estética.

 

Um revisor da Art American News afirmou que “a filosofia Dadaísta é o mais doente, mais paralisante e mais destrutiva coisa que já se originou a partir do cérebro do homem”. Os historiadores de arte têm descrito o Dadaísmo como uma reação ao que muitos desses artistas viam como nada mais do que um espectáculo louco de homicídio coletivo.

 

Anos mais tarde, os artistas dadaístas descreveram o movimento como um fenômeno irrompendo no meio da crise econômica e moral do pós-guerra, um salvador, um monstro, que devasta tudo em seu caminho. No final, tornou-se nada mais que um ato de sacrilégio.

 

Legado

 

Apesar de amplo, o movimento era instável. Em 1924, em Paris, os artistas dadaístas tinham ido para outras idéias e movimentos, incluindo o surrealismo, o realismo social e outras formas de modernismo.

 

Até o início da II Guerra Mundial, muitos dos dadaístas europeus haviam fugido ou emigraram para os Estados Unidos. Alguns morreram nos campos de extermínio de Hitler, que perseguiu o tipo de arte degenerada que o Dadaísmo representava.

 

O movimento tornou-se menos ativo no pós II Guerra Mundial e levou otimismo aos novos movimentos na arte e na literatura.

 

Por André L. M. Lemes

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Dadaísmo – Idealismo e Legado, 7.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »