tumblr site counter

Cubismo



Conceito

 

Movimento artístico que representava as formas da natureza com figuras geométricas, estando as partes de um objeto em um mesmo plano, não precisando aparentar realmente a imagem proposta.

 

 

História

 

Este movimento ocorreu entre 1907 e 1914 na França e seus principais fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque, expandindo-se depois para a poesia com escritores como Vladimir Maiakovski e Guillaume Apollinaire.

 

A obra que marca seu início é o quadro Les demoiselles d’Avignon, com referências as máscaras africanas, que serviram de inspiração para esta fase inicial.

O Cubismo teve uma forte influência na História da Arte como no abstracionismo geométrico e no minimalismo.

 

 

Características

 

Quando pensamos em cubismo, vem a nossa cabeça vários cubos que juntos ficam sem uma forma definida e nos parece algo tão fácil de realizar, mas somente grandes artistas foram capazes de transformar este conjunto de cubos em uma arte que pudesse modificar a maneira com que as pessoas vêem e sentem um trabalho artístico.

 

Os artistas afirmam que é possível expressar a natureza através de formas geométricas e utilizam de sua inteligência emocional nas obras, que por sua vez são interpretadas de maneiras diferentes, conforme o estado de espírito de quem vê.

 

Como características do movimento cubista, podemos citar a geometrização de formas e volumes, a falta de perspectiva, perda da função do claro-escuro e representação de um volume colorido em uma superfície plana.

 

O cubismo se divide em duas fases:

 

Cubismo Analítico (1909)

 

Decompõe a obra em partes para retratá-la de todos os ângulos. A fragmentação dos seres foi tão grande que o reconhecimento das figuras tornou-se impossível. As cores utilizadas são tons de castanho, bege e cinza.

 

Cubismo Sintético (1911)

 

Surgiu devido à excessiva fragmentação das figuras com o objetivo de torná-las mais reconhecíveis. Pode ser chamado de Colagem também porque utilizam letras, palavras, pedaços de fragmentos como vidros, madeira e até objetos inteiros para dar ao observador sensações de tato.

 

 

O Cubismo no Brasil

 

O cubismo só tem sua repercussão no Brasil após a Semana de Arte Moderna de 1922. Não há cubistas brasileiros, mas quase todos os modernistas foram influenciados pelo movimento como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Rego Monteiro (pós-cubista) e Di Cavalcanti.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Um Comentário »

  1. Cristiane 18 de setembro de 2012 at 19:51 - Reply

    Obrigada, me ajudou muito.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »