tumblr site counter

Coreógrafo



Se você já assistiu a uma peça da Broadway ou um espetáculo de balé, ou assistiu a um filme como “High School Musical,” Grease “ou” Footloose “, você pode querer saber quem coordena e reúne todos os números de dança destes espetáculo. Essa pessoa é coreógrafo.

 

A origem da palavra coreografia vem do grego, significando “dança circular”, e é muitas vezes referido como a arte de organizar o ambiente em que o movimento ocorre. Este movimento é chamado de coreografia e as pessoas que criam coreografias são os coreógrafos.

 

Alguns do mais famosos coreógrafos famosos são Debbie Allen, Paula Abdul e Bob Fosse.

 

Usos da coreografia

 

Embora geralmente utilizados para a dança, o trabalho dos coreógrafos também são utilizados para a ginástica, patinação no gelo, natação sincronizada e até mesmo em bandas e fanfarras. Cada uma dessas atividades, é claro, exige um coreógrafo que se especializa em determinada área.

 

Requisitos

 

Normalmente, os coreógrafos são ex-bailarinos, com anos de experiência de trabalho em companhias de dança. As pessoas não precisam de um diploma universitário para exercer esta profissão, mas a maioria tem um fundo de conhecimento de teatro, música e artes visuais. Eles devem ter uma forte compreensão da música e do ritmo sob o qual irão trabalhar.

 

Início de Formação

 

A maioria dos coreógrafos começam como dançarinos ou dançarinas em tenra idade, muitas vezes com apenas 5 anos de idade. O treinamento começa em um estilo clássico, como o ballet. Na escola secundária, os alunos geralmente escolhem um determinado estilo, como jazz ou hip-hop.

 

Desvantagens

 

A maior desvantagem de ser um coreógrafo é que é uma profissão tão árdua e de tanta exigência física que a maioria das pessoas se aposentam dessa atividade por volta dos 30 anos. Por causa dos ensaios, a profissão também exige muita disciplina e tempo. Muitas companhias de dança excursionam fazendo shows durante parte do ano para aumentar a renda adicional.

 

Companhias de dança

 

Se você está interessado em ser um coreógrafo sério, você deve ter experiência em dança, tanto quanto possível, fazendo sempre que puder. O objetivo deve ser entrar em uma renomada companhia de dança e, com o passar do tempo, tornar-se o coreógrafo da companhia.

 

Competição

 

Devido à própria natureza da dança e porque é um campo que muitos desejam, a competição é feroz. O número de candidatos geralmente excede o número de postos de trabalho.

 

Por André L. M. Lemes

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »