:: Artes

Conceito de Arte Moderna

O conceito de Arte Moderna abrange toda a produção artística que se iniciou no fim do século XIX e acabou nos anos de 1970. Segundo alguns estudiosos, a arte moderna “conversa” com outros movimentos artísticos a fim de experimentar novas visões.

 

Este tipo de arte abrange diversas manifestações artísticas existentes como o cubismo, construtivismo, surrealismo, dadaísmo, suprematismo, neoplasticismo, futurismo, expressionismo abstrato, tachismo e busca também novas referências a fim de romper com os padrões antigos.

 

Para alguns, o pioneiro desta arte foi Goya, para outros foi Delacroix ou Manet, e ainda há quem diga que foram Cézanne e Van Gogh. De qualquer forma, a Arte Moderna surge da aproximação física entre sujeito e objeto, onde os artistas falam mais abertamente sobre si mesmos.

 

Características da Arte Moderna

 

Diferentes de outras artes como a barroca, romântica e realista, a arte moderna experimenta novas visões e expressões até então inéditas sobre o ser humano e a natureza, utilizando para isso cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas sem lógica.

 

Este é o centro do pensamento dos artistas modernos.

Nestes parâmetros, até mesmo a fotografia trouxe características de expressão artística, com o objetivo de fazer o ser humano pensar a respeito de sua realidade.

 

Arte Moderna no Brasil

 

O marco desta arte no Brasil deu-se em 1922 na Semana de Arte Moderna, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, em que diversos artistas e escritores apresentaram uma nova forma de expressão da arte.

 

A aceitação desses artistas pelos críticos foi difícil já que todos estavam acostumados com padrões estéticos diferentes e bem definidos, mas aos poucos conseguiram ser aceitos através do entendimento de suas obras.

 

Podem ser vistas exposições da arte moderna em muitos lugares. Em São Paulo, existe o Museu de Arte Moderna que possui mostras regulares e também as Bienais junto de outros eventos que existem para estimular a arte.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

3 comments

  1. Parabéns muito bem relatado, adorei! Me ajudou muito a saber um pouco mais sobre essa arte. Poderia ser citado também o nome dos artístas brasileiros, e algumas de suas obras.
    Um grande abraço!
    Allan Vogt

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *