tumblr site counter

Clube da Esquina



Em Belo Horizonte no ano de 1963, o compositor e cantor Milton Nascimento, conheceu os irmãos na mesma pensão em que passou a morar. Logo juntamente com Marilton o irmão mais velho começou a tocar no Evolussamba. Mais tarde o outro irmão, Marcio tornou-se letrista das músicas de Milton.

 

A reunião de músicos se deu dentro de um apartamento, mais precisamente dentro de um dos quartos dos Irmãos, o Borges.

Um dia, na rua Divinópolis esquina com a rua Paraisópolis, no Bairro de Santa Tereza, Milton e os irmão Borges fundaram o chamado clube da esquina, local em que reuniam-se para tocar, compor, beber e discutir política.

 

Esse clube mais tarde se formalizou e tornou-se um movimento musical de grande destaque no cenário musical.

 

Antes da formalização do movimento, Milton e Lô Borges gravaram o disco “Clube da esquina” nos estúdios da EMI em 1972.

 

Com grande apelo universal, o LP circulou pelo Brasil com canções interpretadas por esse grupo de mineiros e também com o Som Imaginário (de Wagner Tiso). Os principais estilos eram: bossa nova, choro, jazz e até mesmo canções dos Beatles.

Algumas músicas de destaque que podem ser citadas são canções como “Nada será como antes e Cais” (de Milton e Ronaldo) e também “O trem Azul”, dos irmãos Ronaldo e Lô, que mais tarde foi regravada por Tom Jobim.

 

Em 1978, houve o lançamento do disco Clube da Esquina 2 por Milton Nascimento, reunindo novamente os mesmos mineiros e mais alguns novos integrantes. Destaque para as canções “Maria,Maria” , “Pão e Água”, “Meu menino”, entre outras de grande renome.

 

Após a dissipação das idéias do clube da esquina, à partir dos anos 80, surgiram várias bandas de roque em reação ao fim do movimento.

 

Apareceram bandas como Sepultura, Skank, Pato e Jota Quest que se tornaram bandas de grande renome no cenário internacional.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 2 votos)


Deixe Seu Comentário »