tumblr site counter

Cartunistas



Um cartunista é um desenhista que se especializou em desenhar caricaturas. Muito desse trabalho é bem-humorado, destinado principalmente para fins de entretenimento.

 

Muitos cartoons são do tipo painel único, e são publicados na imprensa de diversas maneiras, como por exemplo, em revistas e jornais.

 

 

Formatos de trabalho

 

Os cartunistas podem trabalhar em diversos formatos: desenhos animados em painel de quadros, charges, tiras, gibis ou animação. Um cartunista tradicionalmente desenvolve esboços em forma de desenhos à lápis, e depois, para fins de reprodução, conclui sua obra em tinta nanquim preta, usando um pincel ou uma caneta.

 

Hoje os cartunistas trabalham cada vez mais nos meios digitais. Para ilustrar a tira Blondie de quadrinhos norte-americanos, o cartunista John Marshall trabalha diretamente em um tablet Wacom conectado ao seu computador Macintosh.

 

 

Tirinhas

 

As tiras desenhadas receberam ampla divulgação através dos jornais. Estas tiras são distribuídos por sindicatos, como a Universal Press Syndicate ou a King Features Syndicate. Alguns criadores de tiras desenhadas publicam na imprensa alternativa ou na Internet. Os artistas de tira desenhada podem trabalhar e publicar seus trabalhos em livros.

 

As grandes editoras de quadrinhos (como a Marvel ou DC) utilizam equipes de desenhistas para produzir a arte, normalmente, com uma equipe fazendo esboços à lápis, enquanto o trabalho de cor é feito digitalmente por outra equipe, chamada de coloristas. Quando um estilo é necessário ser usado entre os cartunistas diferentes, são criadas folhas de modelo da personagem para ser utilizado como referência.

 

 

Animação

 

O cartoon animado é criado especialmente para curtas-metragens, filmes e desenhos de televisão. Também é por vezes usado em filmes live-action para sequências ou títulos de abertura. Um artista de animação é geralmente referido como um animador e não um cartunista.

 

 

Livros e exposições

 

Há muitos livros de charges em formatos de brochura ou capa dura, nomeadamente as colecções de desenhos animados da The New Yorker. Antes de 1960, as charges eram ignorados pelos museus e galerias de arte. Em 1968, o cartunista e comediante Roger Price abriu a primeira galeria de Nova York dedicada exclusivamente aos desenhos animados.

 

Hoje, existem várias galerias dedicadas aos desenhos animados, especialmente a Irlanda Billy Cartoon Library & Museum, dirigido por Lucy Caswell na Ohio State University.

 

Por André L. M. Lemes

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »