tumblr site counter

Carnaval do Rio de Janeiro



Sendo o carnaval uma das mais importantes manifestações artísticas com certeza podemos pontuar o carnaval carioca como um destaque importante dentro do circuito carnavalesco nacional.

 

O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é com certeza o mais importante e maior evento cultural nacional, atraindo um número elevado de turistas do Brasil e do mundo.

 

História do carnaval carioca

 

Como no resto do Brasil o carnaval do Rio inicialmente constituía-se de brincadeiras feitas nas ruas, o chamado entrudo que é a origem do nosso carnaval. No entanto, após a independência os cariocas quiseram diferenciar-se das antigas tradições de origem portuguesa e variaram as formas de comemoração desta festa.

 

As classes mais altas importaram de Paris os bailes de máscaras, que obteve grande sucesso, evoluindo de bailes privados para bailes públicos, o que influenciou a criação de novas formas de diversão carnavalesca, como os passeios.

 

Nos passeios os ricos saiam fantasiados em carruagens, com o objetivo de trazes glamour e nobreza para aquela festa popular que antes ocorria. Esses passeios foram se tornando cada vez mais organizados para evitar o perigo do embate popular que queria atingir as carruagens com limões de cheiro.

 

Em 1885 organizaram o primeiro passeio da chamada “sociedade carnavalesca”, o desfile do Congresso das Sumidades Carnavalescas. Com o sucesso desse desfile novas sociedades carnavalescas começaram a se organizar e disputar o espaço das avenidas da cidade.

 

Enquanto isso os populares brincavam o carnaval a sua maneira em festas de rua nos entrudos, Congadas e festas que juntavam os pequenos comerciantes portugueses e outros cidadãos menos abastados (o que foi chamado depois de Zé Pereira).

 

As festas das classes mais abastadas e da população mais pobre se influenciaram mutuamente, cirando vários grupos que misturavam todos esses conceitos de carnaval criando novas formas de expressão. Todas essas formas viriam a representar o que é o carnaval carioca hoje, com os grandes desfiles das escolas de samba, os blocos nas ruas e etc.

 

 

O carnaval no Rio dos dias de hoje

 

Com a aceitação do samba como forma legítima de expressão da cultura popular nacional os sambistas saíram dos morros para o gosto popular, se organizando nas escolas de samba.

 

Não foi de imediato que elas se tornaram o epicentro do carnaval carioca, mas através dos anos e da evolução dos desfiles e de sua organização.

 

Foi na década de 1950 que elas realmente caíram no gosto geral, com a participação de intelectuais e da classe média nos desfiles. Hoje em dia os desfiles são realizados na Marques de Sapucaí, atraindo turistas de todo o mundo.

 

Mas ainda hoje sobrevivem outras manifestações populares, como os blocos que começam a tomar as ruas duas semanas antes do carnaval e movimentam milhares de pessoas.

 

Além dos blocos importantes bailes de carnaval ainda persistem no Rio de Janeiro, muitos dos quais reúnem uma grandes quantidade de foliões nos clubes e bairros da cidade.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: -1 (from 1 voto)

Carnaval do Rio de Janeiro, 10.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »