tumblr site counter

Carnaval de São Paulo



Um dos mais importantes expoentes do carnaval de avenida, com desfiles e escolas de samba, São Paulo conta com cerca de 200 agremiações carnavalescas (entre escolas de samba e blocos).

 

Os desfiles do grupo especial são muito famosos e procurados, sendo realizado na sexta-feira e no sábado da semana de carnaval.

 

História

 

A história do carnaval em São Paulo começa com os trabalhadores que deixavam o campo e iam para a cidade para trabalhar. Como em diversos lugares o carnaval no início sofria com as restrições legais e os sambistas da cidade eram vistos como vagabundos.

 

 

Características específicas

 

O samba de São Paulo tem o ritmo característico da cidade: é mais rápido, tem mais batuque, exibindo o estilo de vida na cidade que desde aquela época era acelerado.

 

Ia se desenvolvendo nas periferias, onde iam construir a vida aqueles que a cidade não aceitava, como os negros libertos e trabalhadores rurais que chegavam. Não era feito por cantores nem por poetas, cantava a realidade da vida das pessoas.

 

 

História

 

De uma forma inesperada em 1914 Dionísio Barbosa saiu para a rua para cantar e dançar o carnaval com sua família. Deu início assim a era dos cordões, a partir desse, o Cordão da Barra Funda, que foi a primeira manifestação carnavalesca paulista que não pertencia às classes altas.

 

Esses 15 ou 20 homens que saiam com camisas verdes e calças brancas dariam origem à A.C.S.E.S.M. Camisa Verde e Branco, uma das escolas tradicionais do carnaval da cidade.

 

Os cordões foram surgindo e saiam livremente pelas ruas dos bairros sem qualquer organização pública. Foi só em 1934 que a prefeitura intervem e organiza o primeiro desfile carnavalesco com os cordões existentes na época.

 

Foi na década de 1950 que surgiram as primeiras escolas de samba já com esse nome, sendo a mais antiga a Nenê de Vila Matilde.

 

O primeiro desfile foi realizado em 1955 no Ibirapuera. Em 1970 institucionalizou-se o órgão responsável então pelo carnaval e demais manifestações culturais da cidade, o que mudaria os rumos do carnaval paulistano.

 

Com essa oficialização os recursos existentes eram dedicados quase que exclusivamente aos desfiles das escolas de samba, sendo que os cordões ainda existentes acabaram se extinguindo ou tornando-se escolas de samba, acabando assim com aquela que era a raiz do carnaval da cidade.

 

 

Modelo atual

 

Foi em 1968 que ocorreu o primeiro desfile oficial, na Av. São João e em 1986 o desfile no molde que conhecemos hoje, com grupo especial e grupo de acesso. Mas foi só em 1991 que o desfile teve sua localização final no Anhembi, no sambódromo construído para esse fim por Niemeyer.

 

É, hoje em dia, um destino importante para o turismo carnavalesco nacional merecendo destaque internacional.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 8.3/10 (4 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +3 (from 3 votos)

Carnaval de São Paulo, 8.3 out of 10 based on 4 ratings



Deixe Seu Comentário »