tumblr site counter

Carimbó



De nome de origem na língua Tupi, o Carimbó é um ritmo musical tradicional brasileiro que assim como o seu nome tem origem indígena. Os tambores que marcam o seu ritmo (curimbós) é que deram o nome pelo qual é conhecido.

 

Para se constituir como estilo musical único recebeu diversas influências musicais, principalmente da cultura negra.

 

Características

 

Os pescadores marajoaras que difundiram a música que se tornaria depois o Carimbó em suas viagens através dos rios.

 

Foi na região do Salgado Paraense que nasceu o Carimbó propriamente dito, sendo que existem dúvidas sobre qual seria de fato o local exato no qual ele surgiu, sendo que é em algum lugar entre as cidades de Marapanim e Araquaim em Curuça.

 

Tradicionalmente era tocado em tambores artesanais confeccionados a partir de troncos de árvores em número de dois, um para os sons altos (agudos) e o outro para os tons baixos (graves), com maracás, viola caipira de quatro cordas ou um banjo de madeira e cordas feitas de náilon e couro de veado além das tradicionais flautas feitas artesanalmente de madeira.

 

Posteriormente foram incorporados outros instrumentos de sopro e até guitarras e outros instrumentos elétricos.

 

Somente no Norte do Brasil o ritmo é realmente popular, mas sua descendente, a lambada, ficou famosa em todo o mundo.

 

Anualmente (em novembro) em Marapinim, no nordeste do Pará, acontece o “Festival de Carimbó de Marapanim — O Canto Mágico da Amazônia”

 

 

A dança

 

Vestidos com trajes característicos para o Carimbó, homens e mulheres (ambos descalços) se dispõe em paresem fileira diferentes voltados para o centro da roda.

 

Quando a música tem início os homens se dirigem às mulheres e batem palma para convidá-las a dançar e se formam os pares que seguirão com a dança.

 

Vemos nos paços de dança claras influências indígenas, na forma que as mulheres balançam o corpo marcando o ritmo com um pé sempre a frente do corpo.

 

É um costume as mulheres gracejarem seus parceiros atirando partes dos seus ornamentos quando eles estão distraídos o que provoca vaia dos companheiros de dança e gritos e risadas. Quando isso ocorre o dançarino é expulso da dança.

 

Com saias de cetim sempre coloridas e muito amplas as mulheres dançam descalças, com blusas de cores lisas e ornamentadas por colares e pulseiras de sementes e flores. Já os homens se apresentam com calças brancas e lisas muitas vezes com as barras enroladas, camisas de tecido e chapéu de palha.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Carimbó, 10.0 out of 10 based on 1 rating



2 Comentários »

  1. Jaine da Silva Santos 16 de abril de 2013 at 13:04 - Reply

    Adorei a explicação.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)
  2. Gabi 27 de agosto de 2013 at 22:49 - Reply

    Gostaria de saber nomes dos ritmos de música: carimbó, brega, tecno-brega. Vocês poderiam colocar os nomes desses ritmos?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »