tumblr site counter

Bienal Internacional de Arte de São Paulo



Conceito

 

A Bienal Internacional de Arte de São Paulo é uma exposição de arte em grande proporção que ocorre de dois em dois anos (como o próprio nome “Bienal” já diz) desde 1951 na cidade de São Paulo.

 

Costuma ocorrer no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque do Ibirapuera, fazendo com que o prédio seja conhecido como Prédio da Bienal.

 

Este evento é responsável por refletir as tendências artísticas mais marcantes e é considerado um dos três principais eventos dos circuitos artísticos internacionais junto com a Documenta de Kassel e a Bienal de Veneza. Desta forma, a bienal recebe artistas nacionais e internacionais interessados em expor a sua arte.

 

História

 

A primeira Bienal de São Paulo aconteceu em 1951 devido a Ciccilo Matarazzo e sua esposa. Nesta época tornou-se a primeira exposição de arte moderna com grande valor cultural fora do circuito europeu e norte-americano, trazendo já em seu início obras importantes de Pablo Picasso, René Magritte, Brecheret, entre muitos outros. Em 1953, ela ficou famosa por trazer até o Brasil Guernica, de Pablo Picasso.

 

Durante o período de 1965 a 1973, o evento sofre com o golpe militar e a repressão existente no país fazendo com que as participações diminuíssem nacional e internacionalmente.

 

A resposta para tal problema aconteceu em 1969 onde vários artistas reuniram-se no Museu de Arte Moderna de Paris e assinaram um boicote à bienal paulista. Mas já na sua 14ª Bienal, em 1977, a exposição começa a se organizar através de núcleos temáticos.

 

Atualmente, a Fundação Bienal de São Paulo é a entidade sem fins lucrativos responsável por manter a Bienal e também por promover a Bienal Internacional de Arquitetura, Urbanismo e Design de São Paulo juntamente com o Instituto de Arquitetos do Brasil.

 

Vale lembrar que seu impacto diante do desenvolvimento das artes visuais brasileiras é muito reconhecido, pois não apenas apresenta aos públicos a produção de diversos artistas como também atrai públicos diferentes para que conheçam a arte contemporânea do país.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »