tumblr site counter

Bienal de Veneza



A Bienal de Veneza é baseada na Ca ‘Giustiniani (San Marco 1364 / A), e por mais de um século é uma das mais prestigiadas instituições culturais. Desde a sua fundação (1895) está na vanguarda na promoção de novas tendências artísticas e organizando eventos internacionais nas artes contemporâneas em um modelo multi-disciplinar que caracteriza a sua singularidade.

 

Conta-se entre o mundo para o Festival Internacional de Cinema, a Exposição Internacional de Arte e Exposição Internacional de Arquitetura para o Festival de Música e Teatro, e o mais recente Festival de Dança.

 

A primeira Bienal foi realizada em 1895, durante as primeiras edições, artes decorativas desempenharam um papel importante. O evento tornou-se mais e mais internacional nas primeiras décadas do século 20: a partir de 1907, vários países começaram a instalar pavilhões nacionais na exposição.

 

Após a Primeira Guerra Mundial, a Bienal mostrou um crescente interesse pelas inovações da arte moderna. Entre as duas Guerras Mundiais, muitos importantes artistas modernos tiveram seus trabalhos expostos.

 

A Bienal foi reformada em 1998, tem enfrentado o problema de seus próprios espaços. Era necessário reafirmar a supremacia de exposições internacionais de arte e arquitetura das zonas de exposição, e assegurar a disponibilização de espaço para as atividades de Dança, Música e Teatro.

 

Em 2010, após o enriquecimento e fortalecimento das estruturas fez da Bienal de Veneza uma instituição capaz de realizar suas atividades em um processo contínuo de múltiplos propósitos de servir ao povo público, jovens artistas, a cidade de Veneza e Veneto.

 

Ao longo de sua história de mais de cem anos, a Bienal de Veneza é executada junto com a Exposição Internacional de Arte (fundada em 1895) uma série de eventos que começou na década de 30: o Festival de Música Contemporânea (1930), o Festival de Veneza (1932), o Festival de Teatro (1934), tornando Veneza uma audiência de escolha para a arte contemporânea.

 

O sucesso destas iniciativas, que foi consolidada ao longo dos anos, criou como resultado novas áreas de atuação: Arquitetura, em 1980, e de Dança em 1999.

 

Os eventos internacionais organizados em Veneza nas artes contemporâneas estão no topo do mundo.

 

A Bienal formal é baseada em um parque, o Giardini, que abriga 30 pavilhões nacionais permanentes. A atribuição dos pavilhões permanentes foi em grande parte ditada pela política internacional da década de 1930 e da Guerra Fria. Não há um formato único para a forma como cada país gere os seus pavilhões.

 

O pavilhão da Grã-Bretanha é sempre gerido pela British Council, enquanto os Estados Unidos atribui a responsabilidade de uma galeria pública escolhida pelo Departamento de Estado. O Giardini inclui uma grande sala de exposições que abriga uma exposição temática comissariada pelo diretor da Bienal.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »