tumblr site counter

Bienal de Veneza – Conceito e História



Conceito

 

A Bienal de Veneza é uma exposição artística internacional que existe desde 1895 e é realizada de dois em dois anos (como o próprio nome “Bienal” diz) na Itália, em Veneza.

 

Ela divide-se em diversas mostras, tais como: arquitetura, arte, cinema, dança, música e teatro. Existe também um setor responsável pela conservação do patrimônio da Bienal chamado Arquivo Histórico de Arte Contemporânea.

 

História da Bienal

 

A iniciativa deste evento surgiu com um grupo de intelectuais venezianos chefiados pelo prefeito de Veneza na época, Riccardo Selvatico.

A primeira Bienal foi realizada em 1895 e foi adquirindo seu caráter internacional já nas primeiras décadas do século XX. Em 1907, diversos países deram início à instalação de pavilhões nacionais na exposição.

 

Após a Primeira Guerra Mundial, a Bienal interessou-se pela Arte Moderna e deu oportunidade para vários artistas modernos exporem seus trabalhos entre o período das duas guerras.

 

Em 1930, a Bienal passou a ser controlada pelo governo nacional fascista e não mais pelo município de Veneza. Nos anos seguintes foram criados novos setores do evento como: Festival de Música e Festival de Teatro.

 

Após fazer uma pausa de seis anos por motivo da Segunda Guerra Mundial, em 1948 o evento voltou com um foco maior nos movimentos de avant-garde europeus e um pouco mais tarde, nos movimentos contemporâneos internacionais.

 

O ano de 1968 foi marcado pela crise na Bienal vinda dos protestos do ano. Houve o abandono dos Grandes Prêmios e a ênfase foi dada às exposições temáticas.

 

Em 1980 realizou-se a primeira edição da Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, abrindo o espaço Arsenal de Veneza pela primeira vez.

 

Depois de inúmeros acontecimentos, a Bienal teve várias reformas. Em 1973 transformou-se em “Ente Autônomo do Estado” com a formulação de um novo estatuto, dando início a sua primeira reforma. Sua última reestruturação foi em 2004 onde foi transformada em “fundação”.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 4.0/10 (2 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 2 votos)

Bienal de Veneza – Conceito e História, 4.0 out of 10 based on 2 ratings



Deixe Seu Comentário »