tumblr site counter

Auguste Rodin



Nascido em 12 de novembro de 1840, François-Auguste-René Rodin foi o segundo filho de Jean-Baptiste Rodin e Marie Cheffer. Ele era um pouco tímido e muito míope, o que se mostrou um obstáculo em seus primeiros trabalhos acadêmicos.

 

Dedicando-se a desenhar desde cedo, Rodin se matriculou na École de Dessin Impériale, uma escola pública de artesanato e design. Manteve-se muito ocupado, assistindo aulas em La Petite École, visitando museus para estudar esculturas antigas e atendendo as tapeçarias Gobelins, onde também estudou desenho.

 

 

Anos difíceis

 

Para ajudar a sustentar sua família Rodin começou a trabalhar no comércio, as artes decorativas, em 1858. Rodin passou vários anos trabalhando para os outros durante o dia e tentando cumprir sua aspiração artística pessoal à noite.

 

Abalado pela morte inesperada de sua irmã em 1862, Rodin brevemente se juntou a uma ordem católica. No outono de 1863, começou a trabalhar em um busto que tinha a intenção de apresentar como sua escultura de estréia para o Salão de Paris.

 

Durante este tempo Rodin também conheceu sua companheira da vida inteira, Rose Beuret, enquanto trabalhava em uma comissão de decoração. Ela se tornou sua modelo e amante e permaneceu completamente dedicados a ele ao longo de sua vida. Em 1866 ela deu à luz seu filho, apesar de Rodin não reconhecer legalmente a paternidade.

 

 

Momento agitado

 

Em 1870 a Guerra Franco-Prussiana estourou. Com 30 anos de idade Rodin foi convocado para a Guarda Nacional, mas logo deu baixa devido à sua miopia.

 

Encontrando-se sem trabalho, Rodin decidiu ir para Bruxelas, sozinho, deixando Rose e seu filho para trás, em Paris. Sua estada na Bélgica, durou seis anos e viria a ser um momento criativo e inspirador para ele. Em Bruxelas, Rodin realizou sua primeira exposição, que marca sua estréia como um escultor independente.

 

 

Crescente notoriedade 1880-1900

 

Apesar das críticas e polêmicas do início de sua carreira, Rodin foi convocado pelo Ministério Francês de Belas Artes para desenhar o projeto de larga escala primeira vez em público em 1880. Até o final de 1880 ficou claro que o museu de artes decorativas nunca seria construído, Rodin continuou a trabalhar no projeto periodicamente durante a sua vida.

 

Em 1905 Rodin tinha atingido o auge do sucesso. A nobreza européia lhe fez um tributo e um pavilhão inteiro foi dedicado ao seu trabalho no Museu de Exposição de Paris.

 

Durante seu último ano Rodin se casou com sua companheira Rose Beuret em 29 de janeiro de 1917. Rose morreu três semanas depois e Rodin logo em seguida, vindo a falecer em 17 de novembro de 1917.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »