tumblr site counter

Artesão



Conceito

 

É a pessoa responsável em fabricar as peças de artesanato. Com a industrialização também chamamos de artesão a pessoa que produz objetos que pertencem à cultura popular.

 

Cada artesão coloca sua própria originalidade nos objetos que produz, escolhendo um estilo próprio de acordo com a cultura da área que pertence.

 

Cabe a ele saber aproveitar os materiais e recursos disponíveis no local.

Seu aprendizado é aprimorado ao longo do tempo, conforme adquire mais experiência com a produção de novos objetos feito em oficinas ou em sua própria residência.

 

O trabalho consiste em saber manejar as matérias-primas e as ferramentas a fim de produzir objetos de utilidade. Muitas vezes as ferramentas usadas são produzidas por ele mesmo e o material é de baixo preço ou até mesmo gratuito.

 

Tipos de artesão

 

De acordo com a sua forma de produção, o artesão pode ser:

 

– Artesão-artista: aquele que usa sua criatividade e originalidade para produzir peças que geram grande admiração nos observadores como escultores, talhadores, gravadores, entre outros.

 

– Artesão-artesão: trabalha em séries, produz dezenas de peças e preocupa-se mais com a utilidade das peças do que com sua beleza propriamente dita.

 

– Artesão semi-industrial: utiliza moldes ou processos semi-industriais para reproduzir dezenas de peças idênticas como tigelas, potes, etc.

 

Temos ainda o mestre-artesão, que é o artesão que se destaca através de seu trabalho e habilidade e conquista admiração de todos repassando seus conhecimentos para outros futuros artesãos.

 

História

 

Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico quando o homem aprendeu a polir a pedra, fabricar utensílios através da cerâmica para armazenar e cozinhar alimentos e quando descobriu a tecelagem como forma de utilizar as fibras animais e vegetais.

 

Historicamente seu surgimento teve como causa a necessidade, mas atualmente muitos artesãos desenvolvem-se pelo simples motivo de inovar e criar, nem sempre sendo objetos de necessidade, mas muitas vezes sendo peças decorativas ou adornos diferentes.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »