:: Artes

Artesanato

Conceito

 

Artesanato é um trabalho manual feito por uma pessoa denominada artesão. Sua maior característica é transformar matéria-prima em objetos úteis.

 

Não devemos confundir artesanato com indústrias têxteis ou manufatureiras, bens artísticos realizados em estúdios, artes industriais ou indústrias caseiras para a produção de fubá, cachaça, sabão, etc.

 

Características do artesanato

 

O artesanato possui algumas características, tais como:

 

– Possui características regionais, produzindo objetos necessários e de acordo com a cultura da região;

 

– Sua aprendizagem é totalmente informal, pois é prático. Não são necessárias aulas teóricas, a idéia é aprender fazendo.

 

– Pode ser encontrados em diversas classes sociais e níveis culturais, podendo subdividir-se em indígena, folclórico, primitivo, requintado, etc. de acordo com o seu uso.

 

Importância e aplicações do artesanato

 

Entre as técnicas mais utilizadas no artesanato temos as rendas, bordados, cerâmicas, tecelagens e trabalhos em madeiras, pedras e couros.Cada uma dessas categorias utiliza ferramentas e matérias-primas diferentes, além de exigir habilidades variadas dos artesãos.

 

A importância do artesanato vem desde a evolução da raça humana, onde o homem primitivo teve que desenvolver suas habilidades artesanais para sobreviver buscando proteção e comida.

 

Com os avanços tecnológicos, as técnicas forma se aprimorando, novas ferramentas foram criadas e muitas outras matérias-primas descobertas.O avanço das técnicas aumentou a importância desse tipo de atividade em diversos contextos como:

 

-Social: fonte de renda extra para o desemprego, considerado uma fonte de renda única para várias pessoas e atenuando as desigualdades sociais.Socialmente ainda pode representar um papel de prestígio para o mestre-artesão que se destaca em sua região.

 

-Artístico: desperta aptidões e habilidades em seus obreiros, estimulando o raciocínio e a criatividade.

 

-Pedagógico: possui grande valor para o aprendizado das crianças na fase escolar, principalmente nas partes de recortes e colagens, despertando novas habilidades nelas.

 

-Terapêutico: esta atividade torna as pessoas mais pacientes e diminui a agitação em pessoas muito ansiosas.

 

-Cultural: expressa características próprias da região ou do país, divulgando a cultura nascente em sua originalidade.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

2 comments

  1. Gostei muito do artigo sobre o artesanato pois fico bastante feliz com essa iniciativa de poder ter na internet sites que falem do artesanato. Obrigado pela iniciativa.

  2. Muito bom Jennifer Elaina da Silva, me ajudou muito, mas acho que estão faltando imagens. Fora isso muito obrigada. Continue com sua criatividade!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *