tumblr site counter

Artesanato



Conceito

 

Artesanato é um trabalho manual feito por uma pessoa denominada artesão. Sua maior característica é transformar matéria-prima em objetos úteis.

 

Não devemos confundir artesanato com indústrias têxteis ou manufatureiras, bens artísticos realizados em estúdios, artes industriais ou indústrias caseiras para a produção de fubá, cachaça, sabão, etc.

 

Características do artesanato

 

O artesanato possui algumas características, tais como:

 

– Possui características regionais, produzindo objetos necessários e de acordo com a cultura da região;

 

– Sua aprendizagem é totalmente informal, pois é prático. Não são necessárias aulas teóricas, a idéia é aprender fazendo.

 

– Pode ser encontrados em diversas classes sociais e níveis culturais, podendo subdividir-se em indígena, folclórico, primitivo, requintado, etc. de acordo com o seu uso.

 

Importância e aplicações do artesanato

 

Entre as técnicas mais utilizadas no artesanato temos as rendas, bordados, cerâmicas, tecelagens e trabalhos em madeiras, pedras e couros.Cada uma dessas categorias utiliza ferramentas e matérias-primas diferentes, além de exigir habilidades variadas dos artesãos.

 

A importância do artesanato vem desde a evolução da raça humana, onde o homem primitivo teve que desenvolver suas habilidades artesanais para sobreviver buscando proteção e comida.

 

Com os avanços tecnológicos, as técnicas forma se aprimorando, novas ferramentas foram criadas e muitas outras matérias-primas descobertas.O avanço das técnicas aumentou a importância desse tipo de atividade em diversos contextos como:

 

-Social: fonte de renda extra para o desemprego, considerado uma fonte de renda única para várias pessoas e atenuando as desigualdades sociais.Socialmente ainda pode representar um papel de prestígio para o mestre-artesão que se destaca em sua região.

 

-Artístico: desperta aptidões e habilidades em seus obreiros, estimulando o raciocínio e a criatividade.

 

-Pedagógico: possui grande valor para o aprendizado das crianças na fase escolar, principalmente nas partes de recortes e colagens, despertando novas habilidades nelas.

 

-Terapêutico: esta atividade torna as pessoas mais pacientes e diminui a agitação em pessoas muito ansiosas.

 

-Cultural: expressa características próprias da região ou do país, divulgando a cultura nascente em sua originalidade.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.0/10 (3 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

Artesanato, 7.0 out of 10 based on 3 ratings



2 Comentários »

  1. Ezequiel Moraes 25 de outubro de 2012 at 20:49 - Reply

    Gostei muito do artigo sobre o artesanato pois fico bastante feliz com essa iniciativa de poder ter na internet sites que falem do artesanato. Obrigado pela iniciativa.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 5.0/5 (1 voto cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 voto)
  2. Luciana 15 de agosto de 2013 at 22:57 - Reply

    Muito bom Jennifer Elaina da Silva, me ajudou muito, mas acho que estão faltando imagens. Fora isso muito obrigada. Continue com sua criatividade!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 5.0/5 (1 voto cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 voto)

Deixe Seu Comentário »