tumblr site counter

Arte Rupestre



Conceito

 

Nome que se dá as mais antigas representações artísticas feitas em abrigos, cavernas e superfícies rochosas. Também é conhecida como pintura rupestre ou gravura rupestre.

 

História

 

Os indícios mais antigos dessa arte são do período Paleolítico Superior (40.000 AC) em paredes e tetos de cavernas, demonstrando que a necessidade do homem se comunicar e expressar suas emoções existe desde a pré-história.

 

O primeiro a acreditar nestas relações entre gravuras foi Marcelino Sanz de Sautola, que morreu desacreditado, pois somente muito tarde passaram a dar valor a sua teoria.

 

A veracidade da arte rupestre foi comprovada somente em recentes avaliações que demonstravam o alto nível de capacidade do homem pré-histórico em produzir uma arte expressiva com poucas ferramentas.

 

Os lugares onde podemos observar mais a arte rupestre encontram-se na Europa, principalmente na França, Espanha, Portugal, Itália e Alemanha.

 

Características

 

A conservação dos objetos construídos era muito valorizada nesta arte. Objetos de cerâmica, armas de caça e utensílios feitos de pedras, metais e ossos de animais fazem parte dessa arte rupestre.

 

Nas pinturas feitas nos fundos das cavernas, o desejo de imitar a natureza de maneira realista podia ser visto com a utilização da policromia e cores vibrantes.

 

Normalmente estes desenhos eram de animais selvagens, sendo incomum a representação das pessoas, e quando estas eram feitas a idéia de que estavam caçando era a mais utilizada.

 

A Arte Rupestre no Brasil

 

No Brasil os lugares mais conhecidos que trazem a herança rupestre ficam localizados em Naspolini, Santa Catarina; Minas Gerais, próximo a cachoeira da Sentinela; Toca da Esperança, na Bahia; entre outros na fronteira com o Chile, no Lago dos Diamantes e Serra da Capivara, no estado de Piauí.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »