:: Artes

Arte Islâmica – Conceito, História e Características

Arte Islâmica - ConceitoCONCEITO

A arte islâmica abrange a literatura, dança, música, teatro e artes visuais da população do Oriente Médio que adotou o islamismo a partir do século VII.

Ela não significa somente uma manifestação que tem por objetivo render culto a fé, pois apresenta grandes características artísticas de um povo que dominou uma grande parte do mundo durante muito tempo.

HISTÓRIA

Maomé deu origem ao Islamismo, religião monoteísta, depois de uma suposta revelação divina. Foi a partir do século VII que esta religião espalhou-se pela Arábia e por diversos paises da Europa e Ásia.

Seu crescimento é considerado uma dos mais rápidos progressos já registrados na História. Sua base vem das heranças mediterrâneas gregas e romanas mescladas com outros povos.

CARACTERÍSTICAS

Apesar dos muçulmanos terem se inspirado em vários traços artísticos dos povos conquistados, eles conseguiram adaptar seu modo de pensar e agir, conseguindo transmitir sua própria identidade em uma arte rica e variada.

A produção artística islâmica é marcada de idéias religiosas, imateriais (usando conceitos de eternidade e infinito) e concepções do Profeta.

Suas artes visuais constituem-se de elementos geométricos e arabescos que geralmente não possuem expressões figurativas. Mesmo assim encontramos expressões com imagens de animais e humanos.

Arte Islâmica - CaracterísticasNa arquitetura, os muçulmanos se expressavam através da construção de mesquitas, escolas religiosas, conhecidas como madrasas, locais de retiros espirituais e túmulos.

Já na pintura islâmica destacam-se afrescos e miniaturas. Muito pouco desta arte existe ate hoje, pois eram empregadas em paredes de palácios ou edifícios públicos.

Dentro da cultura islâmica, os tapetes e tecidos desempenharam grande papel na decoração de tendas na época do nomadismo. Esta arte abrange ainda a literatura, a música, a dança e o teatro.

É uma arte muito valorizada por conter seus traços únicos mesmo que seja aproveitando as influências de outros povos.

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

6 comments

  1. A arte grega na minha opinião é uma arte que nos tras muitas curiosidades sobre o Islâmismo e os fatos que aconteceram no passado. Gostei muito do assunto, amo arte grega, arte islâmica e principalmente arte moderna e conteporânea.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *