tumblr site counter

Arte Grega



Conceito

 

Refere-se à arte na Grécia entre o período da Idade do Ferro (XI AC) e do final do século I AC.

 

História

 

A Arte Grega divide-se em quatro períodos históricos: arte grega geométrica (900 a 700 AC), arte grega arcaica (700 a 480 AC), período clássico (480 a 232 AC) e período helenístico (323 a 146 AC).

 

Características

 

Uma das principais características da Arte Grega é a forte presença do intelecto, sendo a primeira movimentação artística a valorizar o homem dentro de suas possibilidades.

 

Há forte uso de linhas e desenhos, proporção e equilíbrio. O artista manifesta-se através da busca pela perfeição e harmonia ideal através de características como a racionalidade, amor pela beleza, democracia e interesse pelo homem.

 

Os gregos não restringiam o desenvolvimento de sua arte a um único aspecto da vida, como por exemplo, a religião, e não a monopolizavam através de um único grupo social.

 

Na arquitetura, as edificações de maior interesse são os templos, construídos sobre uma base de três degraus, como o de Acrópole de Atenas. Construíram grandes teatros em áreas abertas que chegavam a acomodar ate 14.000 espectadores e que possuia uma acústica perfeita.

 

Ginásios e praças para cultura física e reunião de discussão de diversos assuntos também fizeram parte da arquitetura grega.

 

A pintura e a escultura grega reproduziam com imensa riqueza de detalhes os traços humanos.

 

Na pintura grega havia a representação de cenas do cotidiano, mitologias, batalhas e diversos aspectos relacionados sempre a cultura do povo grego. Neste tipo de representação havia grande utilização de vasos na cor preta. As pinturas também eram feitas em paredes, mais freqüentemente de templos e palácios.

 

Em suas esculturas representava formas humanas de maneira esplendida, através da representação do equilíbrio e perfeição das formas que prezam muito o realismo através de expressões, músculos, veias e sentimentos. Teve bastante uso da religiosidade através da representação de deuses e deusas.

 

Nas artes cênicas, o povo grego investiu no teatro, fundando gêneros que até hoje fazem parte da nossa cultura. A comédia e a tragédia eram utilizadas em apresentações que falavam sobre os costumes e temas interessantes para a população.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 5.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Arte Grega, 5.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »