tumblr site counter

Arte Egípcia



Conceito

 

A arte egípcia compreende todo tipo de manifestação artística realizada pela civilização do Antigo Egito. Estendeu-se por volta dos últimos 3000 anos antes de Cristo e subdividiu-se em diferentes épocas.

 

História

 

Esta arte surgiu a mais de 3000 anos antes de Cristo, mas teve seu destaque entre 1560 e 1309 AC através da pintura, que apresentava uma delicadeza das formas nos movimentos dos corpos.

 

As leis egípcias duraram cerca de 6000 anos e seus valores eram eternos e estáveis.

 

Características

 

A arte egípcia serve políticos e religiosos e tem em conta a soberania do faraó, considerado o representante de Deus na Terra. Essa soberania é muito manifestada dentro da arte dos egípcios, exaltando constantemente o faraó e as diversas divindades da mitologia.

 

É aplicada em peças ou espaços que se relacionam com o culto dos mortos visto que dentro da cultura egípcia esta passagem da vida eterna é muito importante.Por estes motivos, os túmulos são as manifestações mais marcantes dos egípcios e é onde eram depositadas as múmias e estátuas.

 

Os tamanhos representados das pessoas não equivaliam exatamente à distância que um tinha do outro, mas ao nível social a que cada um pertencia.Assim, o faraó era sempre o maior seguido de sua esposa.Depois vinham os sacerdotes, escribas, soldados e o restante do povo.

 

Na representação da imagem humana, a lei da frontalidade predominava.Desta forma, o rosto era sempre apresentado de perfil e os olhos eram mostrados de frente, o tronco era representado de frente enquanto as pernas ficavam de perfil.

 

Um outro aspecto interessante da arte é que havia diferença na representação de homens e mulheres em relação às cores: os homens eram vermelhos ou em tons avermelhados e as mulheres possuíam um tom ocre.

 

A manifestação artística que merece mais destaque entre os egípcios é a arquitetura, através da construção de templos e pirâmides.Dentre essas últimas, merecem destaque as obras Quéops, Quéfren e Miquerinos.

 

As obras arquitetônicas eram sempre sólidas e duradouras, possuindo um sentimento de eternidade e um aspecto bastante misterioso.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »