tumblr site counter

Arte Bizantina



A Arte Bizantina, também conhecida como arte iconoclasta, foi a arte sagrada dos ícones, uma vez que com a oficialização do cristianismo, o imperador passou a ser considerado representante de Deus em que acreditava-se que foram atribuídos poderes espirituais para este. Com isso, na arte a principal característica é a riqueza de materiais como o ouro, pedras preciosas e a representação de figuras sagradas e imperadores.

 

Por volta do ano de 395 houve a divisão do território do Imperador Teodósio em duas partes: Império Romano do Oriente e Império Romano do Ocidente.

 

O Império Romano do Ocidente teve sua capital em Roma e em 476 cai no poder dos invasores bárbaros. Esse período é o fim da idade antiga e início da Idade Média. Enquanto isso, o Império Romano do Oriente, somente em 1453 sua capital, Constantinopla foi tomada pelos turcos.

 

Fundada pelo imperador Constantino no ano de 330, Constantinopla localizava-se no local da antiga colônia grega Bizâncio.

Devido à sua posição geográfica favorável, entre a Europa e Ásia, a cidade absorveu culturas orientais e grego-romanas. E, para nomear as criações artísticas desse local tão rico culturalmente, além e de todo império do Oriente, foi adotado o Termo bizantino, derivado de Bizâncio.

 

Esse período marcado pelo apogeu e riqueza do Império Bizantino, coincidiu com a época de firmação do cristianismo. Por esse motivo, ao contrário da simples e popular arte cristã primitiva, essa arte passa a ter caráter de expressão pela riqueza dos materiais empregados.

 

O objetivo da arte Bizantina era expressar a autoridade do Imperador, considerado representante de Deus com poderes temporais e espirituais, e por isso retratava-se a sua figura e a de santos por meio de mosaicos compostos por diversas pedras preciosas diferentes em superfícies de gesso ou argamassa principalmente nas igrejas.

 

Também havia técnicas de pintura a fresco, sendo que os pigmentos eram dissolvidos em cera quente e líquida aplicados na superfície.

 

Quanto ao estilo, era uma pintura convencional que obedecia a várias regras, como o uso da frontalidade, característica principal da arte egípcia.

 

Hoje, Constantinopla é conhecida como Istambul, e seu centro histórico atrai cada vez mais turistas que desejam ver o esplendor e a diversidade cultural do local.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 5.6/10 (5 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +5 (from 7 votos)

Arte Bizantina, 5.6 out of 10 based on 5 ratings



Deixe Seu Comentário »