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Arte Barroca



Em arte, o termo Barroco significa pérola irregular ou pedra, e descreve uma linguagem bastante complexa, que chegou na pintura e na escultura, bem como na arquitetura.

 

Após o idealismo do Renascimento (1400-1530), e um pouco da natureza forçada do Maneirismo (1530-1600), a arte barroca reflete as tensões religiosas da época, nomeadamente o desejo da Igreja Católica de se reafirmar, na esteira da Reforma Protestante.

 

Estilos / Tipos de Arte Barroca

 

A fim de cumprir o seu papel de inspiração católica, a arte barroca tende a nos mostrar grandes obras de arte públicas, como as abóbadas de palácios e igrejas. A pintura barroca ilustra elementos chave do dogma católico, quer diretamente em obras bíblicas ou indiretamente, em composições mitológicas e alegóricas. A escultura barroca é marcada por uma sensação semelhante de movimento dinâmico, juntamente com um uso ativo do espaço.

 

A arquitetura barroca foi projetada para criar espetáculo e ilusão. Assim, as linhas retas do Renascimento foram substituídas por curvas de fluxo, enquanto cúpulas e telhados foram ampliados, e os interiores cuidadosamente construídos para produzir efeitos de luz e sombra.

 

Como é evidente, embora a maior parte da arquitetura, pintura e escultura produzida durante o século 17 é conhecida como barroco, não é de nenhuma maneira um estilo monolítico. Há pelo menos três diferentes vertentes do estilo barroco, como segue.

 

Grandeza Religiosa

 

Triunfante, extravagante, estilo quase teatral e, às vezes melodramático de arte sacra, encomendado pela Reforma Católica e os tribunais das monarquias absolutistas da Europa. Este tipo de arte barroca é exemplificado pela escultura e arquitetura arrojada do visionário Bernini (1598-1680), e pelas pinturas grandiosas do mestre flamenco Peter Paul Rubens (1577-1640).

 

Maior realismo

 

Um novo estilo de vida mais naturalista e de composição figurativa. Esta nova abordagem foi defendida por Michelangelo Merisi da Carravaggio (1571-1610), Diego Rodríguez de Silva y Velázquez (1599-1660) e Annibale Carracci (1560-1609).

 

A ousadia e a presença física das figuras de Caravaggio, a abordagem da vida, como a pintura religiosa adotada por Velazquez, e uma nova forma de circulação e exuberância por Annibale Carracci, todos estes elementos faziam parte do novo estilo e dinâmica, conhecido como barroco.

 

Arte Easel

 

Ao contrário da grande escala adotada nas obras religiosas de artistas barrocos em países católicos, a arte barroca na Holanda protestante, referida pelos holandeses como Golden Age, foi exemplificada por um novo tipo de arte de cavalete – uma forma brilhante da pintura, destinada às famílias prósperas burguesas.

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