tumblr site counter

Arte Babilônica



Conceito

 

Esta arte desenvolveu-se no reino antigo do Oriente Médio, cuja capital era Babilônia.

 

História

 

Não se sabe quando foi sua fundação, mas estima-se que tenha sido por volta do quarto milênio AC. No século XVII AC, reino de Hamurabi, a arte babilônica usou como fonte de inspiração a arte suméria.

 

Mais tarde, a Babilônia teve o domínio de outras culturas e permaneceu refém dos assírios. Somente após a reconstrução da cidade por Nabucodonosor II que Babilônia ficou conhecida como uma das maiores cidades da antiguidade.

 

Provavelmente ele foi o responsável pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia, terraços elevados, irrigados por canais do rio Eufrates.

 

Características

 

Embora a arte babilônica tenha sido inferior a do Egito, sua influência regional foi muito mais extensa, pois ultrapassou os limites do Oriente Médio.

Uma de suas características interessantes é a estilização, reproduzindo deuses, guerras e vitórias sobre os inimigos. Os artistas não se preocupavam em colocar suas próprias características na obra, mas em uniformizar um estilo unitário e regular em todas as manifestações artísticas.

 

Uma grande preciosidade da arte babilônica são os “animais-humanos”, com destaque para os leões com asas de águia. Este leão é um autêntico símbolo deste povo e é visto com muita freqüência nas pinturas, onde está em combate com o deus protetor da cidade: Marduque.

 

Há muita relação entre citações da Bíblia e a arte deste povo, mas não há um consenso exato sobre isso. Há afirmações de que eram deuses dos assírios ou então se tratavam de construções sumerianas com teor espiritual. Nada se pode afirmar com certeza.

 

Uma construção muito característica desta arte são os zigurates. Eles são templos edificados no alto de uma torre de tijolos. Para ter acesso a ele, é preciso utilizar uma rampa que dá a aparência de pisos cada vez menores.

 

Também são conhecidos como Torre de Babel, daí sua ligação com a Bíblia, presente no livro de Gênesis, a fim de explicar a origem das línguas e das raças humanas.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.0/10 (3 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +3 (from 3 votos)

Arte Babilônica, 7.0 out of 10 based on 3 ratings



Um Comentário »

  1. Kaique da Silva 30 de março de 2012 at 16:51 - Reply

    É muito interessante isso. Aprendi bastante!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »