tumblr site counter

Art Déco – Uma Fusão de Estáticas



art-deco-01O termo art déco (pronuncia-se “decô”) refere-se a um movimento estético empregado na decoração, arquitetura e desenho industrial. Seu conceito artístico tomou forma no período entreguerras, ou seja, durante as décadas de 1920 e 1930.

Este mesmo período marca o momento em que o art déco causou maior influência no cenário artístico mundial, sendo a sua presença estendida para outras expressões como moda, pintura, cinema e artes visuais.

Aparece, pela primeira vez, durante a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas (do francês “Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes”), ocorrida em Paris, no ano de 1925. O próprio termo art déco deve ser creditado a tal evento, pois ele é formado da abreviação das palavras “arts décoratifs”, presentes no nome da exposição.

Pelo fato de apropriar-se de diferentes estilos para definir sua estética particular, o art déco é conhecido como um movimento eclético. Podemos entendê-lo como a confluência de movimentos artísticos do início do século XX, por empregar técnicas e conceitos do cubismo, futurismo, art nouveau, construtivismo.

Algumas pessoas sugerem que o art déco seria a evolução do art nouveau, pela sua característica de arte aplicada. Entretanto, antes de se aproximarem esteticamente, estes dois movimentos se opõe: enquanto seu predecessor trabalha com formas arredondadas, linhas sinuosas e assimétricas, a art déco utiliza-se, principalmente, de linhas retas e simétricas, além de formas geométricas. Isto se explica pelo fato do art déco também encorporar elementos do cubismo em sua formação.

Uma análise mais atenta dessas diferentes correntes estéticas do início do século XX, e que ajudam a formar o art déco, nos art-deco-02auxiliam a entendê-lo tanto estética como ideologicamente. O futurismo, com sua intenção clara rumo à renovação, desde o seu surgimento, empresta ao movimento a proposta de modernização.

Após a exposição ocorrida em Paris, que é também o marco de seu nascimento no mundo das artes, o art déco foi difundido como sensação e sua técnica foi utilizada largamente em diversas empreendimentos.

O exemplo mais famoso é o edifício Chrysler, em Nova Iorque, mas sua arte pode ser encontrada em muitos outros países, inclusive no Brasil, que conta com diversos edifícios erguidos em que se utiliza esta técnica, como é o caso do estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.

Autoria: Danilo Zamai

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »