tumblr site counter

Arquitetura Gótica



Durante a baixa Idade Média, mais precisamente a partir do século XII, houve uma série de transformações que caracterizaram o desenvolvimento urbano e comercial da França.

 

Com esses elementos somados á centralização política, foi um período marcado pelo início da crise do sistema feudal. Ao mesmo tempo ganhou força o movimento das cruzadas e o papel da Igreja na Sociedade juntamente com a cultura religiosa tornavam-se cada vez maior.

 

Nesse Contexto, surgiu Arte nas catedrais, conhecida pelo Estilo Gótico, e com isso sua arquitetura característica de arcos Ogivais.

 

No início do século XII ainda predominava a arquitetura românica, caracterizada pela presença de abóbodas, mas já se iniciava o processo de mudanças de estilos inerentes às construções das edificações da época.

 

Somente à partir XVI do século a arquitetura recebeu o nome pejorativo de gótica, em referência a aparência bárbara considerada que podia ter sido criado pela civilização dos godos, invasores do império Romano que destruíram obras da

antiga civilização de Roma.

 

Após esse período o nome gótico ficou ligado aos característicos arcos Ogival presentes na arquitetura das Igrejas.

 

De modo geral, a principal diferença é a fachada: antes a Igreja românica apresentava apenas uma entrada, enquanto a Igreja Gótica possui três portais de entrada.

 

Outra característica são os princípios de um forte simbolismo teológico: as paredes eram consideradas base espiritual da Igreja, os pilares representavam santos e os arcos poderiam simbolizar caminhos para Deus.

 

Também apresentava na arquitetura altíssimas torres, cúpulas em torno de 36 a 50 metros do chão, e pilares de conduziam o olhar de uma pessoa que está no seu interior para o alto.

 

Quanto às janelas, há a presença de grandes vitrais coloridos com imagens de santos e anjos. Um Exemplo é o conhecido Notre Dame de La belle verrière,(Nossa Senhora do belo vitral) situado na Igreja de Notre Dame, situada na França.

 

Logo o estilo gótico propagou-se por toda a Europa.

 

Após o século XV, o estilo gótico deixou de ser construção presente apenas em igrejas e passou a existir também em residências particulares e palácios, como por exemplo, a “Casa de ouro” localizada em Veneza.

 

Hoje, a catedral de Notre Dame em Paris recebe cada vez mais visitantes do mundo todo que desejam conhecer de perto e admirar o marco da arquitetura gótica.

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 2 votos)


Deixe Seu Comentário »