tumblr site counter

Animes – História e Formatos



Devido a grande ocupação efetuada por parte dos Estados Unidos após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial, uma grande parte da massa artística japonesa sofreu a influência da cultura popular norte-americana, onde dentre muitos itens poderiam ser absorvidos, parece que o de maior aceitação foi o ramo das histórias em quadrinhos e também a indústria do desenho animado.

 

Nessa corrente, muito jovens artista desenhistas, como os renomados Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto, adotaram parte desta cultura e alguns anos mais tarde foram consagrados no mundo do mangá.

 

Aproveitando este momento, surgia a partir da década de 50, uma indústria de animação, ainda que no nível experimental.

 

 

A primeira fase

 

Os resultados dessa novidade na devastada sociedade japonesa começaram a aparecer rapidamente, e já ao final da década de 50, precisamente em 1958, foi lançada pela Toei Corporation o Hakujaden, primeiro anime comercial a ser veiculado por uma emissora de televisão.

 

Como não poderia deixar de ser, os japoneses se aprimoraram na arte proposta e já em 1963, lançavam o padrão de animes que vigora até hoje com Astro Boy, os olhos grandes e os cabelos vívidos e espetados, que foram um enorme sucesso na televisão japonesa e que rapidamente conquistou o coração dos norte-americanos.

 

 

Explosão para o mundo

 

Ainda no final da década de 60 surgiram mais sucessos e a explosão mundial do gênero se tornou inevitável, com clássicos exibidos até hoje pelo mundo como Super Dínamo, Fantomas e Speed Racer, este último, talvez sendo o mais famoso de todos os animes japoneses.

 

Com a chegada dos anos setenta, a diversificação de gêneros de animes cada vez ficou maior, com o advento da criação de animes infanto-juvenis, infantis e fictícios, sendo de maior destaque nesta época Gatchaman, uma série de desenhos onde o principal assunto era a guerra interplanetária.

 

 

Formatos

 

Na terra natal destes filmes, eles são divididos em três grupos principais, que vamos falar a seguir:

 

As séries de televisão são transmitidas diretamente pelas redes de televisão aberta ou a cabo, muito parecido com o formato das séries norte-americanas, e, que após findo o ciclo de exibição na Tv, são expostas ao público que deseja colecioná-la, em DVDs.

 

Os filmes são uma seção difusa do segmento dos animes, pois geralmente são lançados com um orçamento e qualidade superiores às séries de Tv e que geralmente são comercializadas na forma DVD ao mercado ou exibidos em canais de TV pagos.

 

Muitas das vezes, o filme pode ser também uma compilação de uma série que já obteve ou ainda obtém sucesso no formato que é exibido na televisão.

 

Há ainda o que chamam de OVA, que é o anime que é produzido para ser comercializado como se fosse simplesmente um desenho em DVD e depois ser exibido em canais fechados.

 

Como um desenho, são menores que os filmes e normalmente possuem episódios adicionais.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »