tumblr site counter

Academia Imperial de Belas Artes



Conceito

 

A Academia Imperial de Belas Artes ou Academia Imperial das Belas Artes é o antigo nome da Escola de Belas Artes que hoje é unidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

História

 

Ela foi fundada em 12 de agosto de 1816 por Dom João VI de Portugal, no final do período colonial brasileiro, denominada inicialmente Escola Real de Ciências, Arte e Ofícios.

 

Dom João VI teria sido influenciado pelo 1º conde da Barca Antônio de Araújo e Azevedo.

 

Em 1822, depois da independência do Brasil, a escola passou a ser conhecida como Academia Imperial das Belas Artes e mais tarde como Academia Imperial de Belas Artes, instalando-se definitivamente no centro do Rio de Janeiro em 5 de novembro de 1826.A inauguração foi feita por Dom Pedro I.

 

Após sua inauguração recebeu esforços de muitos mestres franceses que ajudaram a desenvolver o talento de diversos artistas brasileiros como Manuel de Araújo Porto-Alegre, Augusto Muller, Corte Real, Honório Esteves e muitos outros.

 

A Academia Imperial de Belas Artes foi responsável pela primeira exposição de artes realizada no país em 1829, chamada de Exposição da Classe de Pintura Histórica e determinada pelo imperador através de um Aviso Ministerial em 26 de novembro de 1828.

 

O evento teve obras muito importantes de Debret e Grandiean de Montignv junto com muitas de seus discípulos e foi contemplada com um público de duas mil pessoas.

 

Graças aos contínuos esforços de Araújo Porto-Alegre e Debret, foi realizada uma segunda exposição em 1830.Esta foi ainda mais importante que a primeira e ficou aberta ao público durante oito dias.

 

Durante o período do Segundo Reinado, a academia contribuiu para a elaboração de uma identidade nacional através da pintura histórica.

 

Com o período republicano, houve outra mudança de nome na escola e passou a ser chamada de Escola Nacional de Belas Artes.

 

Em 1938, o prédio onde estava localizada a academia foi demolido, deixando apenas a fachada do prédio.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silvaa

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

Academia Imperial de Belas Artes, 10.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »